
Certa vez me disseram que para deixar coisas novas chegarem era preciso me libertar das velhas. Fui analisando cada pedaço da minha vida e reparei que havia muita coisa estragada precisando ir pro lixo. Coisas que já nem pertenciam mais a mim e que só ocupavam espaço. Coisas que só estavam aqui por que eu já havia me acostumado com a presença delas, mas que nem me serviam mais. Coisas que estavam pegando poeira dentro do meu guarda roupa e até mesmo coisas dentro meu coração. Coisas.
Deixar alguém ir embora é bem mais difícil do que doar um vestido usado. Porém não é impossível e o resultado é quase o mesmo. Aquilo vai sair da sua vida e dar espaço para uma coisa melhor chegar. O único problema é que comprar uma roupa nova é muito mais fácil. Tem em toda vitrine e você encontra em qualquer loja. Já uma pessoa não. Você nunca vai encontrar alguém igual aquela que foi embora. E, vez ou outra, vai bater uma saudadezinha numa terça feira à noite enquanto você tenta pegar no sono. Mas é só saudade, e como eu disse, você nunca vai encontrar alguém igual à ela... Vai encontrar uma pessoa melhor. Alguém que realmente valha a pena passar a madrugada de terça em claro trocando mensagens. Alguém que irá preencher os vazios que a outra deixou. Como uma roupa nova, que vai te deixar bem mais bonita e feliz.
"Você não precisa disso, menina". Escutei o conselho das pessoas que querem o meu bem, coloquei essa frase como meu lema e resolvi mandar pra longe tudo aquilo que não estava somando em nada. Roupas, sapatos, sentimentos, pessoas... Tudo. De primeira não é fácil e o espaço vazio parece cada vez maior. Mas deixa o tempo passar pra você ver. O que é seu está guardado e, pouco a pouco, coisas boas chegarão e preencheram todos os buracos. Eu estava cheia de me sentir vazia. E agora percebo que "ter" não é sinônimo de "acrescentar". Pare de tentar somar o número zero na sua conta. Você tem ele, mas ele não acrescenta em nada. Desapega.

Agora deixe eu explicar tudo o que me motivou a criar esse post.
Há alguns dias, a Ana Arantes do Bolas de Meia me chamou para doar o que já não me servia mais. Ela disse que havia feito um post no blog dela falando sobre desapegar das coisas que não usamos mais e que havia também separado um monte de roupas para doação. Na hora fiquei super empolgada e achei o post muito legal, é sempre bom tratar sobre esses assuntos na blogosfera.
Logo depois uma amiga me disse que nessa quaresma estava juntando roupas para doar para as crianças carentes daqui de Unaí. E na mesma semana mais duas vieram me pedir por que também estavam juntando para doar. Anteontem à noite também minha mãe veio me falar que tinha muita coisa desnecessária do meu guarda-roupa e que estava precisando dar um "limpa", sabe? Gente, tanta coisa conspirando pra mim desapegar que não deu outra. Ontem à tarde separei todas as roupinhas que eu não uso mais. Não eram só coisas que não me serviam, a maioria das roupas ainda estavam adequadas pro meu tamanho, mas eu realmente não usava.
Foi ótimo me desapegar dessas roupas, tô me sentindo até mais leve. Agora vou doar para quem precisa. Vem ajudar e fazer o bem também! Você que é blogueiro(a), que tal entrar nessa corrente e doar o que não te serve mais e também incentivar seus leitores a fazer o mesmo? Ah, e é óbvio que você não precisa ser blogueiro para fazer isso. Todos nós temos necessidade de deixar ir embora tudo o que não nos serve mais.
Ultimamente tô assim, deixando ir o que já não me serve mais. Pois o que for pra ser meu, um dia será.