04 janeiro 2013

Dicas básicas para ter um blog legal

/
Oi pessoal, tudo ok? Então, o post de hoje vai ser longo e recheado de dicas! Olha, eu não sei absolutamente tudo sobre blogs muito menos sou alguma "profissional" nisso, mas ultimamente algumas pessoas vêm me perguntando coisas relacionadas à isso, sobre como "começar nessa blogosfera" e tal. O post vai ser como um manual básico para blogueiros iniciantes. Vamos lá?

 "O que eu vou escrever no meu blog?" Essa é a primeira pergunta que você tem que se fazer. O tema do blog é a base de tudo. Anote em um papel todas as coisas que você gosta e que sabe muito à respeito, depois, vá vendo e revendo quais realmente você quer envolver nas postagens. A dica é que sejam assuntos diversos, mas um pouco ligados uns aos outros, se não, o blog fica um pouco meio sem pé nem cabeça.
O tema também tem que estar de acordo com o seu público, por exemplo, se você escreve para adolescentes, é legal falar sobre coisas atuais e que despertam a curiosidade e a vontade de lerem seu blog.
Há vários assuntos legais para comentar em um blog, como esmaltes, moda, fotografia, famosos, saúde e boa forma, maquiagem, cabelos, cinema, e muitos outros.


 O nome do seu blog tem que estar de acordo com o tema do mesmo, já entrei em vários blogs com um nome super nada a ver com os assuntos que eram comentados por ali, e confesso que isso é meio estranho, e confuso.
Tem que ser fácil de pronunciar. Não sugiro nomes em inglês ou qualquer outra língua que não seja a sua, algumas pessoas não vão conseguir falar ou ler, ou seja, seu blog não vai ficar "na boca do povo".
Sugiro também que ele seja pequeno, por que fica mais fácil e bonitinho na hora de fazer um cabeçalho ou um banner, não é legal aqueles nomes compridos demais.


O layout/tema é a aparência do seu blog, ou seja, a primeira coisa que as pessoas vão reparar ao entrarem nele. Da mesma maneira que você julga uma pessoa (sem antes conhecê-la) apenas pela maneira que ela se  veste, as pessoas também vão julgar seu blog. O layout é como se fosse a roupa mesmo, então é sempre bom estar tudo organizadinho, com um padrão de cores legal, um cabeçalho bonito e personalizado.
Eu mesma fiz o layout do meu blog, nunca fiz nenhum curso ou algo do tipo, só fui procurando tutoriais em sites e blogs, no fim, consegui deixar a aparência do jeito que eu queria. Esses são alguns blogs com vários tutoriais e goodies para blogs: Go Imagine - Cherry Bomb - Farry Teen - Garotas Cupcake. Existem muitos outros mas só lembrei desses no momento, mas também é só pesquisar no Google que você acha um montão de tutoriais, goodies, pessoas que encomendam layouts personalizados e até layouts prontinhos de graça.


Depois que o blog já estiver prontinho e arrumado, é só começar a postar. É legal colocar um post primeiro de boas vindas, falando mais sobre o seu blog e etc. Depois vá postando coisas de acordo com o tema que você escolheu anteriormente, lembra?
Os posts também tem que estar com uma aparência legal. O tamanho das imagens deve ser padrão, é muito feio entrar em um blog em que as imagens são todas de tamanhos diferentes. A fonte e a tabela de cores também devem ser padrões, nada de cores neon ou claras demais, atrapalha muito quem está lendo, a letra também não pode ser grande demais nem muito pequena. Ah, não se esqueça também de corrigir todos os erros ortográficos!
Sempre que você usar uma imagem de algum fotógrafo ou de algum site, coloque os créditos, ou isso pode virar um problemão. O mesmo também deve ser feito com textos e afins. Qualquer coisa que não for de sua autoria, coloque os devidos créditos, caso contrário você pode ser acusado(a) de plágio, e isso é crime.


Existem vários grupos no Facebook que são feitos especialmente para divulgar blogs, conhecer novos, enfim, é um lugar para os blogueiros interagirem. Você pode divulgar o seu em algum desses grupos aqui: Blogueiras Amigas - Papo de Blogueira - Blogosfera - I Love Blogs - Blogueiras unidas, jamais serão vencidas! - Entre Blogueiras - Blogueiras Anônimas - Blogueiras e Bloguetes -  Divulga o teu blog - União entre blogueiras - Blogueiros Elite - Cherry Bomb. Uma dica: Não entre nesses grupos só pensando em si mesma, em seguidores e visitas. Converse com outros blogueiros, discuta sobre assuntos que você goste, enfim, faça amizades, isso é muito legal.


Agora a sua missão é manter seu blog com um conteúdo legal e útil, e é claro, com leitores. Faça metas de seguidores, e quando atingi-las, faça outras. Assim, sua motivação aumenta.
Poste no mínimo duas vezes por semana. Por mais que seu blog não tenha muitos acessos, pode ter certeza que existe pelo menos um leitor fiel, que visita seu blog todos os dias para ver se tem alguma novidade.
Agora é com você! Boa sorte com o blog!


Espero que tenham gostado das dicas e que ajude em algo.. Por hoje é só! Beijos e até mais!

93 comentários

  1. Adorei a dicas, concordo, temos que cuidar desses pontos, não adianta querer que te reconheçam se você não ligam pra nada
    beijos
    blog-cereja.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura verdade! É uma pena que isso acontece (e muito!) hoje em dia. Beijos, obrigada pela visita! *-*

      Excluir
    2. Oi Ana!!! Adorei muito, muito,seu blog é perfeito, você é linda e muito divertida, adorei as dicas, pois quero fazer o meu também, e que fique bem a minha cara, bom, eu já vi uns sites aqui pra fazer o blog, mais não sei se é legal, você poderia dizer em qual vc fez o seu, ou outro?? Beijos, sua mais nova fã, Débora!

      Excluir
    3. Oi Débora! Muitoooo obrigada ♥ ♥ ♥
      Fiz meu blog no Blogger: www.blogger.com
      Beijooos linda!

      Excluir
  2. Nossa ajudou muito esse post. Muito obrigada :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas! Estou começando meu blog ainda e tenho certeza que elas vão ajudar muito *-*
    Amei o blog, e amei ainda mais suas fotos! :3 Já estou seguindo linda!
    Beijos..

    http://gabidb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gabi, também adorei seu blog e tô seguindo! Obrigada pela visita. Beeeeijos! s2

      Excluir
  4. Oi Ana, adorei o post e o seu blog também. É lindo, parabéns!
    Obrigada por ter recomendado o nosso grupo "Blogueiras e Bloguetes".
    Fiquei muito feliz! ♥
    Beijinhos. :)

    http://mireialuiza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Mi! Adoro o grupo e não podia deixar de recomendar! Hahaha. Beijinhos. ♥

      Excluir
  5. Adorei as dicas, elas vão ajudar muito! Será que da pra fazer um anexo ou um outro post falam sobre hospedagem, domínio, e publicidade ?

    http://barbaraoliveirachaves.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Babi, olha, eu sei pouquíssimo sobre essa parte aí, hahaha, mas olha esse vídeo aqui da Bruna Vieira: http://www.youtube.com/watch?v=9CVLTT5rpI8
      Tem muitas dicas ótimas, e acho que vai ajudar! Beijos!

      Excluir
  6. Adorei as dicas e a forma como você escreve, emfim, adorei teu blog ! Muito obrigada pelass dicas, também estou começando e concerteza vou seguir tudinho o que você disse!
    Muito obrigada!

    http://gabiaprova.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Gabi, muito obrigada, fico muito feliz em saber que você gostou das dicas e que vai segui-las! Eu que lhe agradeço pela visita, volte sempre e sucesso com seu blog! Beijinhos!

      Excluir
  7. Adorei as dicas, são ótimas. Por isso seu blog é maravilhoso, você pensa nos olhos também, isso é muito legal. Beijão <3

    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada linda, tenho que pensar em vocês também, aliás, não estaria aqui se não fosse por vocês né? Haha, obrigada pelas suas visitas e seus comentários fieis aqui no blog, hahaha, beijos! s2

      Excluir
  8. Oi Ana,tudo bem?!AMEI o post,também estou começando e estou perdida nesse meio rs Preciso conversar com você urgente!!Tem como você me adicionar?? https://www.facebook.com/milena.silveira.12?ref=tn_tnmn&__req=3c#!/milena.silveira.12 Agradeço MUITO. Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi xuxu, tudo bom e com você? Muito obrigada, de coração! Hahaha, tem sim, vamos bater um papo! Beijooos!

      Excluir
  9. Dicas perfeitas! E adorei a forma que você organizou o post, ficou muito legal!
    www.analogicbea.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Bea, tentei deixar ele em uma sequência mais fácil para vocês entenderem cada tópico, haha beijooos!

      Excluir
  10. Adorei as dicas, vou colocar várias delas em prática, parabéns e obrigada por me dar essa ajudinha, rsrsrs, se quiser conhecer meus blogs, fique à vontade:http://printvg.blogspot.com.br/ http://ellegance2012.blogspot.com.br/
    Ah, eu já estou seguindo o seu bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso Tati, eu que agradeço pelo carinho! Vou visitar seus blogs, beijos e volte sempre linda!

      Excluir
  11. Quando eu tinha 15 anos - há 5 anos atrás - e fiz o blog não tinham "tutoriais" de como ter um blog legal/de sucesso. Era apenas ter e escrever e ponto final. Hoje está tudo tão diferente. Cada blogueira quer ditar uma regra diferente ou então fazem tudo igual, exemplo são os blogs literários com suas resenhas mal escritas, pelo menos a maioria é assim. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí é verdade Nati. Mas ainda existem muitos blogs assim por aí, que só escrevem e pronto, não se preocupam muito com a aparência, mas os textos são simplesmente ótimos. Hoje em dia tem muita coisa nova, muito tutorial mesmo, e às vezes os blogueiros esquecem de caprichar nos textos e isso é chato. Super concordo com você! Beijinhos.

      Excluir
  12. Ótimas dicas, veio na hora certa! :))

    Beijos

    http://d-oceglamour.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do poste,acho que vai ajudar.
    http://minha-vida-em.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. amei as dicas, e amei seu blog, já to seguindo.
    http://podeaterolar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, também amei o seu e tô seguindo. Sucesso pra você!

      Excluir
  15. Ameei as dicas, com certeza ajudou muito vários blogueiros!
    Beijoos!
    realityofgirl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Que dicas ótima! Vai me ajudar concerteza como também vai te ajudar! Sucesso para nós duas!

    Beijos, hannets.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida! Sucesso para nós duas (2)! Hahaha. Beijos, adorei seu blog =)

      Excluir
  17. Wow, que post hem Ana? Amei seu blog, super informativo, o post hiper otimo. Dicas maravilhosas. O seu lay, ohhhh lindoooo. Super amei conhecer. Seguindo. Depois faz uma visitinha no meu Tbm. Bjim. Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, muito obrigada, de coração! Fico muito feliz em saber que você gostou.. Sucesso com seu blog, já tô seguindo! Beijinhos! *-*

      Excluir
  18. Muito legais as dicas, parabéns! Seu blog é lindo!! Sucessos, beijo :)
    http://semprequis-ter-umblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gabi, muuito sucesso pra você também linda! Beijos! s2

      Excluir
  19. Adorei as dicas, seu blog é lindo! Parabéns e sucessos, beijo :)
    http://semprequis-ter-umblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Adorei o post, já vi vários post parecidos mas creio que esse foi um dos melhores, dicas que vão me ajudar bastante, algumas que eu nem conhecia... Amei seu blog de verdade, já estou seguindo e sempre voltarei para ver as novidades, me identifiquei com seu jeito de se expressar ^^ Parabéns pelo blog, espero sua visitinha no meu... Beijinhos
    http://meninadepalavra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awn, tô super feliz com seu comentário! Muito obrigada, sua fofa! Vou visitar seu blog sim, é claro! Te desejo muito sucesso, e feliz 2013. Beijoooos! s2

      Excluir
  21. Amei seu blog!E essas dicas me ajudaram muito
    http://ad-apenasdivando.blogspot.com.br/
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dudinha, te desejo todo sucesso com seu blog, beijooos!

      Excluir
  22. Nossa, ótimas dicas! E não acredito, você recomendou o meu blog *u*

    Bjs
    garotas-cupcakes.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vicky, não podia deixar seu blog de fora, é ótimo! Hahaha. Beijos!

      Excluir
  23. Você acha meu blog bom? o seu não é bom, é ÓTIMO!

    Vem conhecer meu blog? Se gostar segue, estou seguindo você!
    Beijões, @esteffanifontes - tt
    Aos Dezesseis Anos - aosdezesseisanos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu blog é super fofo, tô seguindo. Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
    2. Olá meninas Ana Lídia você me ajudou mto flor obrigada sou nova no ramo do blog e estou aprendendo dia a dia se puderem me sigam http://carpediemrayenne.blogspot.com.br/ bjs

      Excluir
  24. Dicas muito úteis,tem razão do seu blog ser tão lindo!

    http://pedacopequeno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh sua fofa, fico feliz que você tenha gostado das dicas e do meu blog, beijos e volte sempre!

      Excluir
  25. Conheci seu blog agorinha já que estamos juntas lá no ''Panquecas de Baunilha'' e de cara, já gostei do seu blog!! As dicas foram ótimas pra mim, e aquelas páginas de divulgação era tudo o que eu tava precisando!!! Beijão lindaa

    garotadabossa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Mari, você é linda e ameeeeei seu blog!! Nossa, que bom que você gostou das dicas, fico muito feliz.. Esses grupos de divulgação são ó-ti-mos, cê vai ver, vai mudar sua vida, hahahahha. Beijocas!

      Excluir
  26. Com certeza vou aproveitar as dicas, principalmente dos grupos no Facebook!
    Ah! E passei também pra dizer que tem selinho pra você lá no meu blog: http://jovensgordinhas.blogspot.com.br/2013/01/meta-concluida-selinho-dia-do-leitor.html

    Olha lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha os grupos são demais né? Muuuuito obrigada pelo selinho, já deixei um comentário lá no blog, obrigada de novo pelo carinho! Beijos linda!!

      Excluir
  27. Nossa amei este post (:
    Seu blog está cada dia mais lindo!
    http://www.avidaemletras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dani, seu blog é um amoooor, e você também hahaha. Beijos!

      Excluir
  28. Adoreeeeei o post, muito, muito bom! Parabéns pelo seu gosto de ajudar o próximo!!
    Super beijo linda e boa sorte com seu blog!
    http://hellomodaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que isso, muito obrigada Alê!! Vocês me ajudam e eu ajudo vocês hahaha. Big beijo, te desejo muito sucesso com seu blog, volte sempre! *-*

      Excluir
  29. ótimas dicas pra quem quer começar um blog, adoreiii :)))

    ResponderExcluir
  30. Adorei as dicas. Seguindo Todas!


    Avec amour, C!
    suddenlyhere.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, fico feliz que você gostou! Beijinhos, obrigada pela visita. *-*

      Excluir
  31. Que lindo seu blog Ana,adoreiii!
    Layout lindoo!

    Bom, mas vamos ao post, adoreii as dicas linda! Sempre gosto de posts que me deem dicas de como melhorar e aperfeiçoar meu blog!

    beijoo linda!

    Te convido a conhecer o meu tbm >
    http://www.achadosdabrunna.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh muito obrigada pelo carinho Brunna. ♥
      Fico super feliz em saber que você gostou das dicas e que elas vão te ajudar. Beijão, seu blog é demais e já tô seguindo! :D

      Excluir
  32. Ana, o seu layout foi feito por você mesma? Se sim, como fez? Quero aprender a fazer meu próprio layout, mas não consigo encontrar na internet nada que me ajude de maneira mais fácil e, ao mesmo tempo, profunda. Ou é muito superficial ou muito complexo, ai não tenho paciência. Se souber como me ajudar, fico grata!

    http://semcontosdefada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi sim Bru! Olha, conheço uns blogs que tem umas dicas super bacanas, fáceis e que deixam seu blog com uma cara mais profissional. Eu fiz meu layout com a ajuda deles, olha só:
      http://goimagines.blogspot.com.br/p/goodies.html
      http://cherry-liah.blogspot.com.br/p/tutoriais-e-goodies.html
      http://farryteen.blogspot.com.br/p/tutoriais.html
      http://www.garotas-cupcakes.com/p/tutoriais.html
      Esses são os que eu citei no post, não sei se você viu. São muito bons mesmo! Espero que ajude.

      Excluir
  33. Ana, eu tenho uma dúvida será que o nome do meu blog está bom? Tipo, ele é inglês e ainda tem um "4" no meio haha
    (cloud-l4nd)
    Será que é bom ou eu devo mudar? :s

    xoxo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto do nome do seu blog, é bastante diferente e até divertido. Mas se você tá querendo começar a investir mais em seu blog, tipo, querendo crescer com ele, fechar parcerias, ganhar uma graninha, eu sugiro que você coloque um nome mais fácil de ser entendido. Mas é só uma sugestão, você quem sabe! Beijão Lu

      Excluir
  34. Oi obrigada pelas dicas conseguir criar meu blog

    http://apenasdoze.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. ana amei seu blog virei um leirora fiel vc e muito diva parabens

    ResponderExcluir
  36. Que editor vc usa?? achei muitoo legal os post!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Editor de vídeo ou de foto?
      Vídeo: Windows Movie Maker (versão do windows 7)
      Foto: Photoscape

      Obrigada, beijão!

      Excluir
  37. Amei seu blog, Parabéns! E as dicas são ótimas. haaa' To seguido *-*

    http://falaaimaroca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Obrigada pelas dicas Anaaaa! Meu blog já é bem antiguinho e meu único público fiel são meus amigos e minha família mesmo heheh Lá eu posto as minhas fotografias, se quiser dar uma olhadinha depois...seria uma honra ♥

    http://doiscliquesbastam.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Ana , eu sempre gostei muito de moda mas nunca quis um blog ai eu conheci o seu meu nome é duda , e em homenagem a vc eu fiz o meu e se chama " Apenas Duda " obg por me dar essa motivação bjuus se vc poder me dar mas dicas eu agradeçeria muito eu fiz a pouco tempo por isso tem poucas postagem .
    Blog -> http://apenasduda2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Adorei as dicas é sempre bom contar com as blogueiras mais experientes para ajudar agente rsrsrs!!!

    http://amandacristina14.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  41. mds que blog lindo , tema criativo, laut maravilhoso em fim tudo magerrimo.

    ResponderExcluir
  42. seu blog é perfeito mt lindo...parabéns um dia eu chego lá se Deus quizer

    ResponderExcluir
  43. Como tirou o bloggerspot do link do seu blog?

    ResponderExcluir
  44. amei o post ajudou muito ja te sigo faz um tempinho e amo todos os post que vc faz me faz um favor vai no meu blog e me ajuda fala o que devo fazer pra fica melhor bjos se vc fazer isso vou te agradecer por resto da vida http://universofemininomodaetudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Amei , nossa , criei um , e queria muito saber isso , obrigada pela ajuda Aninha ' Beijos flor s2 :) !

    ResponderExcluir
  46. Adorei as dicas!Mas é um seguinte,eu posso entrar nesses grupos no Facebook para conhecer novos blogs e conhecer mais sobre esse mundo,porém ainda sem ter um?OBS:estou planejando ter um,ou melhor sonho em ter um!Espero que responda!Ah,e parabéns pelo seu blog é lindo e eu amooooo!

    ResponderExcluir
  47. Nossa, que post antigo! Mas muito bom, Ana! Essas dicas são fundamentais. Eu sempre bato na tecla do nome do blog, tem que ser "limpo", fácil de falar e gravar e principalmente que tenha a ver com o conteúdo. O nome do meu é portuglês, tem o Keep e o Camy que é meu apelido <3 Acho fácil de gravar por causa do "keep calm" hehe

    Seu blog é lindo e está na minha lista de blogs que leio e acompanho <3
    Beijão,
    www.keepcamy.com

    ResponderExcluir
  48. Amei seu post e me ajudou muito, muito mesmo !! Obrigada !!

    anajuliavieirinha@blogspot.com

    Entra lá e comenta o que achou Beijoo

    ResponderExcluir
  49. Adorei! o post me ajudou muito! obrigada adora seus posts!!

    meninaderosa.tk

    Entrem lá tem varias dicas bjjss.

    ResponderExcluir
  50. Oi Ana! Eu acabei encontrando esse post maravilhoso de (3 anos atrás) que vai me ajudar muito pois estou pensando em iniciar um blog, mas to com muita duvida em questão de escolher o nome, não encontro nenhum legal que combine com os temas que escolhi, você tem alguma dica que me ajude a escolher um nome legal ? Como você escolheu o nome do seu blog ?

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo(a)!

♥ Conte para mim o que você achou da postagem e do meu blog. Dê também seus palpites, sugestões e ideias.

♥ Você não precisa ter uma conta no Blogger para comentar. Ao lado de "Comentar como" tem várias opções para você selecionar. Se você não tem uma conta no Blogger, é só você selecionar a opção "Nome/URL" e preencher os campos.

♥ Leia a FAQ (lá em cima no cabeçalho, ao lado de "Início, Sobre o Blog, etc") antes de fazer perguntas desnecessárias.

Volte sempre e obrigada pela visita! :D