23 setembro 2013

Resenha: Apaixonada por Palavras - Paula Pimenta

/
"Apaixonada por Palavras" é um livro que reúne 55 crônicas da Paula Pimenta escritas entre 2000 e 2009. Ao decorrer da leitura, eu confesso que me apaixonei por cada palavra da Paula. Suas crônicas são mágicas e me induziram a ver acontecimentos do meu dia-a-dia com outros olhos. Se você quer um livro pra absorver um ensinamento (por mais simples que seja) a cada ponto final, escolha este.

"Se você está com este livro em mãos e é uma pessoa com um mínimo de sensibilidade, existem duas únicas opções: ou já é apaixonada por Paula Pimenta ou irá se apaixonar. Na crônica-título deste livro, a autora se confessa apaixonada por palavras. O que a Paula não pode confessar, por modéstia ou timidez, é que ela é também apaixonante por meio das palavras. Não é preciso mais do que um parágrafo para que você seja arrebatado pelos encantos literários dela. Nos romances das séries "Fazendo meu filme" e "Minha vida fora de série", Paula encanta com o cotidiano de seus personagens. Já nas crônicas de "Apaixonada por palavras", o encantamento se dá pelo próprio dia-a-dia de Paula: sua família, seus amigos, seus sonhos, seus pensamentos, suas viagens, seus amores... suas paixões. Aqui a protagonista é a Paula. Aqui é o destino dela que conta e que se conta. Aqui nos identificamos com ela e torcemos por ela. Aqui nos apaixonamos não por um belo personagem inventado, mas por uma bela pessoa de carne, osso, alma e, claro, palavras." (Eduardo Lourenço Jr)

Informações básicas
 160 páginas.
 Publicado pela Editora Gutenberg.
Capa e projeto gráfico por Diogo Droschi.

O que eu gostei
A Paula é uma mulher muito sábia e bem vivida. De suas crônicas, podemos tirar vários ensinamentos pra levar pra vida inteira. Adorei a forma como ela escreve, por que ela é objetiva e não tem muito "mimimi". Sem falar na aparência do livro, que é ma-ra-vi-lho-sa, o que deixa a leitura ainda mais agradável.

O que eu não gostei
Pra falar a verdade, não tenho quase nada para reclamar. Só tiveram algumas crônicas que não me identifiquei tanto assim. Por que a Paula já é adulta, e eu só tenho 14 anos, e quando ela fala nos assuntos de gente grande - como casamento, emprego, responsabilidades - eu fiquei meio "perdida" (acho que "perdida" não é a palavra certa, mas deu pra entender, né?). 

Ao final de cada crônica tem um coraçãozinho vermelho. Muito amor.

Os principais trechos/trechos que "resumem" a crônica, foram coloridos de vermelho e com uma fonte diferente. Me apaixonei por esse detalhe! Depois que você lê todo o livro, dá vontade de ir relendo esses trechos.




Paula Pimenta é apaixonada por palavras, principalmente pelas escritas. É formada em Publicidade, mas gosta mesmo é de escrever livros. Autora das séries Fazendo meu filme e Minha vida fora de série, ela divide seu tempo entre criar novas histórias e viajar para contá-las por aí... Nas horas vagas, ela compõe, canta, toca violão, conversa com seus leitores pelas redes sociais, sai com as amigas, brinca com seus dois gatos e seis cachorros, curte a família e namora muito. Afinal, ela também é apaixonada por tudo isso.






E aí, o que acharam da resenha? Ficaram vontade de ler também?

Eu disse nesse vídeo que eu leio poucos livros. E é verdade. Acho que essa é a segunda resenha de livro que eu faço por aqui, né? Mas tô gostando de ler. Agora eu tô começando a ler "A culpa é das estrelas". Alguém aí já leu? É bom?

18 comentários

  1. Amei a resenha amor , fiquei com muita vontade de ler *--*

    http://www.paaposdegarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei sua resenha! Eu ainda não li o livro, mas algumas amigas minhas já lerem e me recomendaram! Depois dessa resenha, já sei qual vai ser o próximo livro da minha lista de leitura. Confesso que eu não sou muito fã de crônicas, mas eu achei o Depois dos Quinze maravilhoso! Você acha que eu posso gostar de Apaixonada por Palavras? Amei as fotos do post. Beijos.

    www.simplesmenteluly.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa , já ouvir falar desse livro mas nunca tive a oportunidade de ler :c
    beeijos - http://www.borboletasaoglitter.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenhaaa..
    nunca li nenhum livro da autoraaa..
    mas deu vontade!
    Muito lindo o design do livro!
    Amei!

    Bjos!

    http://www.bypracinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oii Ana!
    Oii Ana!
    Ahh eu amo a Paula Pimenta. Minha Vida Fora de Série e Fazendo Me filme fazem parte das minhas séries de livros favoritas! Já li a A Culpa é das Estrelas e espero que você goste como eu, achei muuuito bom ^.^
    O.k? rs
    Bjssss ;*

    ResponderExcluir
  7. Eu amo esse livro da Paula. Já li umas 3 vezes,simplesmente adoro as cronicas.
    O Blog: The Little Girl With Big Dreams
    A Fan Page: The Little Girl With Big Dreams
    Beijoss

    ResponderExcluir
  8. Já li esse livro, é muito bom!
    As fotos ficaram lindas!

    tudo-para-meninass.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana, primeiramente, seu blog é lindo e é um dos mais lidos na minha lista. Segundo, já li esse livro, é as crônicas são perfeitas, me identifiquei muito também, mas as crônicas mais adultas, me ajudaram. Paula é uma diva né.. Beijos <2

    ResponderExcluir
  10. Eu vi que você não lê muito kkkk Eu, na verdade, estou começando a ler de verdade só agora, sabe, pegando o interesse.
    Pelo o que você disse o livro parece ser bom. Quero ler!
    Sobre sua resenha, acho que poderia ter escrito mais sobre o livro.

    garotoimpulsivo..blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Muito fofa sua resenha e fotos. Já li a culpa é das estrelas e não gostei do fim, muuhahhaha
    www.desejoadolescente.com

    ResponderExcluir
  12. Amei a resenha, as fotos estão lindas, e só aumentou minha vontade de ler.
    Beijos!
    brunapopcorn.com

    ResponderExcluir
  13. Dizem que é muito bom sim... e esse livro também parece ser ;) Você vai ver, pegando os livros certos, que como ler é legal.

    ResponderExcluir
  14. O que dizer desse post????
    LINDO. Não tem outra palavra que melhor defina.
    Tô louca de vontade de ler esse livro e você ainda me vem com uma resenha dessas? Meu bolso xora. ahahhaha

    Suas fotos e os gifs impecáveis, como sempre. É um charme que me faz sempre ter vontade de passar pelo blog, nem que seja só pra "olhar as figurinhas". Mas eu sempre acabo ficando mais, lendo tudo e ainda querendo ler mais hahaha

    Parabéns pelo blog, Ana. Você merece todo o sucesso do mundo.

    olhos-de-capitu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá Ana
    Ainda não li nenhum dos livros da Paula Pimenta, mas ouço tantas coisas boas dela que já anotei todos os livros para adquirir.

    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. que lindinha sua resenha, Ana! resenha mais pra gente, ta?
    eu também não lia muito, mas o blog me incentivou muito a ler. essa ano comecei a não parei! hahaha tirei aqueles livros da estante, ganhei outros, dominei outros da biblioteca, enfim, to lendo bastante!

    não li nada da Paula ainda, mas parece ser legal! livros de crônicas são bacanas porque contém várias histórias, não deixando o livro cansativo.

    como assim SE 'a culpa é das estrelas' é bom? BOM? É PER-FEI-TO! eu vou exigir uma resenha dele pra você heim! me diga o que achou quando terminar!


    beijos, Ana <3


    www.pe-dri-nha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. A culpa é das estrelas é muito muito muito bom! Eu amo, um dos meus favoritos!
    Também gostei de apaixonada por Palavras.
    Beijos,
    malumaluquete.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Ótima dica! Obgda! Parabéns elo blog! Se vc ainda não tiver lido, procura Minha Vida Fora de Série, Fazendo Meu Filme e Confissão, que são da Paula Pimenta. E tem tbm uma coleção PER-FEI-TA que é da autora Kiera Cass: A seleção. Espero que goste! ♡

    www.leitoreseternos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo(a)!

♥ Conte para mim o que você achou da postagem e do meu blog. Dê também seus palpites, sugestões e ideias.

♥ Você não precisa ter uma conta no Blogger para comentar. Ao lado de "Comentar como" tem várias opções para você selecionar. Se você não tem uma conta no Blogger, é só você selecionar a opção "Nome/URL" e preencher os campos.

♥ Leia a FAQ (lá em cima no cabeçalho, ao lado de "Início, Sobre o Blog, etc") antes de fazer perguntas desnecessárias.

Volte sempre e obrigada pela visita! :D