12 novembro 2013

Faça boas fotos com uma câmera compacta

/
(Essa foto foi tirada com a câmera Nikon D3100 apenas para ilustrar o post)

Esse post é pra (tentar) resolver a vida de muitos daqueles que não sabem explorar a sua câmera compacta. Tem gente que acha que pra tirar foto legal tem que ter uma câmera profissional e blá blá blá, mas esquece isso por que é papo furado! Com um pouco de criatividade, inspiração e truques você consegue deixar suas fotos com a qualidade de uma câmera mais sofisticada. Tá duvidando? Então continua lendo o post.

Todas as fotos a seguir foram tiradas com a Sony DSC-W110 (a da foto aqui em cima) e eu sou apaixonada por essa câmera. Apesar de já ter adquirido minha Nikon, eu ainda amo a Sony, de paixão, ela é tudo de bom.

Importante: É sempre bom lembrar que eu não sou fotógrafa profissional e dou as dicas de acordo com o que eu sei, então não venham me crucificar, dizer que eu deveria ter feito assim ou assado, que tal jeito que é o jeito certo e blá blá blá, por que eu só estou dando minhas diquinhas quebra-galho pra vocês, ok?

Maaaaas, vamos logo ao que interessa, né? Confiram:

Use o zoom para desfocar o fundo
Sabe aquele fundo desfocado que todo mundo adora? Você também consegue fazê-lo com uma câmera compacta, meu bem. É só se distanciar um pouquinho do objeto que você vai fotografar e apertar o zoom. Quando você focar no objeto, o fundo vai desfocar. Isso é meio que óbvio mas sei que tem muita gente que não sabia disso, e agora sabe, hahaha. Mas não é em toda foto que funciona, mas não custa nada tentar e explorar o foco da sua câmera.

Aproveite a luz do sol
Câmeras compactas + iluminação precária = não rola. A melhor iluminação que você pode ter é a solar, sério. Então aproveite para fotografar muito durante o dia. E se for fotografar em casa, é uma boa fazer as poses em frente à alguma janela (como eu fiz na foto aqui em cima), você vai notar a diferença. A qualidade fica ótima. 

Luz artificial
Se você está fotografando à noite, use luzes artificiais como lanternas, luminárias, pisca-pisca, etc. Elas nem sempre deixam a foto com a qualidade impecável, mas dão um charme na sua fotografia. Aproveite para seguir a primeira dica: "use o zoom", assim você pode criar aquele efeito "bokeh".

Parede branca
Como as câmeras compactas não desfocam totalmente o fundo da paisagem (o que dificulta a escolha do cenário para fotografar) use uma parede branca. A parede branca é a nossa amiga, nosso refúgio (auhauah) que sempre vai combinar com todo estilo de fotografia. É tipo o "pretinho básico" da moda, tendeu?

Do alto
Fotos tiradas do alto ficam incríveis com uma câmera compacta. Seja uma foto da galera, de uma paisagem bonita, ou sei lá, do seu quarto todo bagunçado, como eu fiz, auhauha.

Fotografe paisagens
Pra relaxar a mente, eu adoro pegar a câmera e sair fotografando as paisagens por aí. Seja o céu, uma flor, um mato, sei lá, tudo fica lindo quando é captado por uma câmera. Essa é a hora de você explorar sua criatividade e não ter medo de sair clicando.

Acho que por hoje é só! As dicas principais que eu dou é: não tenha preguiça de explorar a sua criatividade, leia o manual da sua câmera, pesquise mais e mais posts como esse na internet, conheça o trabalho de profissionais para se inspirar e não tenha medo de dar o seu melhor em tudo que for fazer. Por que como eu sempre digo, não é a câmera que faz o fotógrafo, é o fotógrafo que faz a câmera. <3

61 comentários

  1. Ana, fala mais depois em um post sobre o efeito bokeh em câmeras compactas,pois não consegui fazer...
    http://dizaicarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu particularmente não sabia da ideia do zoom! Adorei, ainda vou testar.
    O post ficou muito bom. Besitos

    ResponderExcluir
  3. Eu fotografo com uma camera assim, as vezes ate com o celular, sempre da certo, o que nao fica legal e a qualidade, ai eu coloco uns feitos para ver se fica melhor! adorei o post, acho que vai ajudar muito, acho nao, tenho certeza.

    Karla com K ♥ www.karlagisella.com.br

    ResponderExcluir
  4. Que bacana Ana, eu fotografo por hobby, não entendo nada de fotografia mas tentanto e tentando a gente vai fazendo melhor cada dia :)

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas! São perfeitas pra quem gosta de fotografar e não tem câmera profissional! Agora só falta a criatividade pra sair clicando por ai hahaha Beijos!
    http://fashionfolkks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas flor, algumas coisas eu já colocava em prática!
    Tem make no blog
    Blog | Facebook | Twitter
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  7. Ameiiii Aninha tava precisando dessas dicas!!! bjsss!!!

    ResponderExcluir
  8. Dicas impecáveis, fiz um curso de fotografia para recém nascidos e eles falaram em compactas, realmente essas dicas são valiosas, Ana ! (Mesmo eu não precisando, não tenho compacta :/)

    www.petiscandonaweb.com

    ResponderExcluir
  9. Ana, você é uma fofa!
    Adorei seu blog! Parabéns pela criatividade!
    Beijos :')

    http://clipesemnexo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Suuupeer legal as dicas e as vezes a galera não tem como comprar uma câmera mais profissional. O jeito é usar a compacta e abusar na criatividade. bjs

    http://bwdfotografia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Concordo plenamente com "não é a câmera que faz o fotógrafo, é o fotógrafo que faz a câmera. ", excelente post, Ana!!
    Beijinhos! :*

    http://blogueiraporteimosia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Muito boa as dicas, com o que temos é possível fazer fotos maravilhosas! Adorei!

    http://lapis-corderosa.blogspot.com.br/
    http://www.facebook.com.br/lapiscorderosa

    ResponderExcluir
  13. Adorei suas dicas, eu usava uma compacta antes de comprar a minha, e sinceramente prefiro a compacta pra fotografar de perto usando o macro e as vezes até pra fazer brokeh.

    ResponderExcluir
  14. Ótimo post! Além de não ser todo mundo que tem uma câmera melhor, também não é sempre que podemos sair por aí com uma câmera profissa nas mãos, né?

    http://www.amoreja.com/

    ResponderExcluir
  15. Amei as dicas! As suas fotos ficaram lindas! Não sabia do truque do zoom, gostei muito <3

    Beijão!

    http://blogforevermay.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Ameeeeeeeei as dicas, vou usar muito, com certeza!
    beijinhos
    www.nossomosmoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. adorei o post e as dicas!! já tá nos meus favoritos pra nunca esquecer, hehe bjs <3

    ResponderExcluir
  18. Realmente não é preciso câmeras profissionais para tirar boas fotos, já vi fotos de iPhone que superam muitas fotos em câmeras mega sofisticadas… o fotógrafo faz toda a diferença e suas dicas são ótimas.

    www.bybiancaconde.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Ana..boas dicas..isso e verdade!! :)

    Beijos e boa terca!

    www.cosasde-ladydiva.com

    ResponderExcluir
  20. Gostei bastante das dicas! Adorei seu blog Ana, que ele cresça casa vez mais :)

    http://rodadeamigas.com/

    ResponderExcluir
  21. Minha câmera é dessa, tiro várias fotos boas com elas, adorei as dicas alguma não sabia e você me ajudou bastante! Obrigado Ana (:

    ResponderExcluir
  22. Adorei suas dicas Ana, vão me ajudar muito, vou tentar essa dica do Zoom e a de tirar fotos do alto haha *-*
    Beijos <3

    mylife-regina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Ana esta câmera tem uma filmagem legal? vou começar a fazer videos e queria uma boa câmera que filmasse bem, mais que não vá muito alem de 500 alguma sugestao ? bjs

    ResponderExcluir
  24. Adorei as dicas, porque eu adoro fotografar mas fico super decepcionada pois não tenho uma câmera profissional :/ Sério, ajudaram demais, a maioria das dicas eu não sabia ^^
    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  25. meu deus eu não sabia isso do zoom *o* hahah obg!!
    http://callingsos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Que fotos lindas! Adorei as dicas. ;)
    beijos,

    www.soentreamigas15.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. ana <3

    tenho minha compacta desde 2010 e só ela até agora.
    claro que tem hora que dá muita vontade de ter uma melhorzinha, pra fazer uns efeitos daoras, mas amo ela mesmo assim.

    como eu sempre digo: não adianta comprar uma câmera boa e tirar foto no espelho com flash.


    beijinhos!

    www.pe-dri-nha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Tuas dicas tão ótimas! Eu tenho uma câmera parecida com a sua, e sempre tiro fotos pro meu blog com ela. Por mais que minhas fotos não sejam tão boas que nem as suas, deixa o blog mais original e eu me esforço bastante <3 Pena que agora ela tá estragada :((((

    ResponderExcluir
  29. OMG, eu só uso câmera compacta pra fotografar pro blog, mas acho uma tristeza :/ HISAUHIUSAH , suas fotos ficaram lindas!

    ingridgleize.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Adorei as dicas, não sabia do zoom, vou testar!!!
    beijos

    Blog Dani News

    ResponderExcluir
  31. Que câmera você usa pra fotografar os looks?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Karla usa a câmera dela, que é a Canon 60D, com a lente 50mm :D

      Excluir
  32. Estava pensando sobre isso hoje sobre alguns detalhes que poderia adicionar nas fotos utilizando a minha câmera compacta. E gostei as dicas e super concordo com todas elas, pois as utilizo nas fotos e fica super incrível!

    enfim-dezessete.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Caramba Ana, amanhã mesmo vou sair fotografando, esse post me deu um certo ânimo sabia? Não tenho uma câmera profissional e ficava mega desanimada. E fotografia requer tempo também, eu sempre tive vontade de colocar sempre as minhas fotos pra ilustrar os post... Seu post foi super construtivo, adoooooorei. Beijocas da Lét
    http://ddreamsoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Ô Ana, que dicas boas! <3
    Adorei. O problema é que você tira uma foto massa e quando passa para o facebook fica ruim. Me chateio muito com isso. kkkkkk'
    Bjin.

    ResponderExcluir
  35. Ameei o post, muito bom mesmo. Nesse momento estava cabisbaixa com a minha câmera e agora você renovou minhas esperanças, haha <3

    Lirisando

    ResponderExcluir
  36. Suas dicas são boas mesmo, a maioria já conhecia, mas é sempre bom relembrar. Beijão <3

    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Adorei o post, porque eu ainda não tenho uma câmera semi ou profissa mesmo. E as vezes bate uma insegurança de tirar fotos de péssimas qualidades. Gostei muito mesmo do post. Sucesso gata. PS: adorei seu cabelo ^-^
    Menina Flor

    ResponderExcluir
  38. Nossa, ótimas dicas *--*

    http://apequenaka.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Ótimas dicas, Ana!
    Tem uma frase que você já esceveu em algum post e eu nunca esqueço: "Não é a câmera que faz o fotógrafo" - é mais ou menos isso, né?
    Adorei o post!

    Beijos e fique com Deus!
    Batom De Framboesa

    ResponderExcluir
  40. Seu blog é uma fofuuuura, tá de parabéns !
    http://meuviciomaior.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Amei as dicas. Vou comprar uma câmera nova pra mim e vou usar todas elas.

    http://achadosnaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Adorei as dicas, vou tentar fazer com a minha! <3
    http://daniperere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Ana onde você comprou o oculos?? bjs adorei o post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na feira dos importados de Brasilia, baratíssimo! Kkkkkkkk
      Beijos, obrigada! :D ♥

      Excluir
  44. Ameeeeei as dicas. Quero muito uma semi profissional, mas por enquanto só tenho uma compacta (que nem minha é :/) e como amo tirar fotos, é sempre bom ler estes posts.

    Beijos,
    posrealidade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  45. oi linda achei tudo de bom seu blog se puder visite o meu
    http://designvisuall.blogspot.com.brbjs

    ResponderExcluir
  46. Amei seu blog e as dicas! Estou louca por uma semi profissional,
    mas por enquanto fotografo com uma compacta!
    rsrs, visite meu blog se quiser... www.atual-garota.blogspot.com
    XOXO.

    ResponderExcluir
  47. Adorei o post Ana! Super bacana.
    Por sinal, me ajudou muito! ♥

    Beijocas, Ana Lia.
    www.poderosaderosa.com.br
    @blogpoderosaderosa

    ResponderExcluir
  48. Nossa amei as dicas, é eu tinha uma câmera simples como essa só que era bem simples mesmo ai dependendo como se tirava a foto sai ótimo, mas ai eu deixei ela cair e foi a queda ai a coitada ta passando por alguns problemas :( Mas eu tb ganhei um celular e eu pude perceber que a câmera dele é minha vida e ai as vezes da a louca e eu saio fotografando :D
    Amei, bjs: Jeny

    ResponderExcluir
  49. Oi querida!
    Adorei muuito o seu blog! Nem acredito que vc só tem 14 anos, é tão madura, fala de várias coisas tão bem que eu que sou quase 10 anos mais velha que vc me identifiquei e adorei!
    Amei esse post. Tenho somente uma câmera compacta e amo fotografar! Anotei todas as dicas!

    Uma coisa que queria perguntar, amei muito o layout do seu blog, foi vc mesma que fez? Faz layout para blogs? Se sim entre em contatto comigo, gostaria de encomendar um!
    jessica.kgoncalves@hotmail.com

    Beeijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica! :D (antes de tudo, muito obrigada por todos os comentários que você deixou aqui no blog)

      Muito obrigada mesmo, de verdade! Fico super mega feliz que você tenha gostado.

      Eu mesma que fiz meu layout sim, mas infelizmente não faço layouts por encomenda :(

      Beijos! ♥

      Excluir
  50. Já tentei a técnica do zoom mas infelizmente não funcionou pois a maquina é semi-profissional, ou seja, foca-me sempre tudo :/

    Beijinhoo

    http://blognita.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  51. Adorei as dicas, meu sonho é ter uma câmera profissional, mas... Nem tudo que queremos temos... As dicas vai me ajudar muito!!
    http://ofstrangergirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  52. Ha ha, adorei todas essas dicas!
    Ainda ñ tenho um câmera profissional então tudo o que vc falou me ajudou muito!
    meuwonderlandforever.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  53. Eu leio e releio seus posts, você passa sabedoria as leitoras. Beijooooo e muito sucesso Ana <3 www.andressaelegance.com

    ResponderExcluir
  54. Eu leio e releio seus posts Ana, amo muito você passa muita sabedoria <3 www.andressaelegance.com

    ResponderExcluir
  55. Oi, achei seu blog em algumas pesquisas do google que estou fazendo atras de uma camera compacta que faça videos bons..
    Eu olhei a sua foto, e logo pensei que voce tinha uns 20 anos, mas ai li ali um pouco sobre voce e voce tem 15! kkk cara eu tambem tenho 15 e nem parece! Voce é muito Linda e estilosa, assim como o seu blog!
    Gostei bastante e estou seguindo <3

    MALUCA POR ESTRELAS
    malucaporestrelas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo(a)!

♥ Conte para mim o que você achou da postagem e do meu blog. Dê também seus palpites, sugestões e ideias.

♥ Você não precisa ter uma conta no Blogger para comentar. Ao lado de "Comentar como" tem várias opções para você selecionar. Se você não tem uma conta no Blogger, é só você selecionar a opção "Nome/URL" e preencher os campos.

♥ Leia a FAQ (lá em cima no cabeçalho, ao lado de "Início, Sobre o Blog, etc") antes de fazer perguntas desnecessárias.

Volte sempre e obrigada pela visita! :D