29 março 2014

O que já não serve

/
    Certa vez me disseram que para deixar coisas novas chegarem era preciso me libertar das velhas. Fui analisando cada pedaço da minha vida e reparei que havia muita coisa estragada precisando ir pro lixo. Coisas que já nem pertenciam mais a mim e que só ocupavam espaço. Coisas que só estavam aqui por que eu já havia me acostumado com a presença delas, mas que nem me serviam mais. Coisas que estavam pegando poeira dentro do meu guarda roupa e até mesmo coisas dentro meu coração. Coisas.

    Deixar alguém ir embora é bem mais difícil do que doar um vestido usado. Porém não é impossível e o resultado é quase o mesmo. Aquilo vai sair da sua vida e dar espaço para uma coisa melhor chegar. O único problema é que comprar uma roupa nova é muito mais fácil. Tem em toda vitrine e você encontra em qualquer loja. Já uma pessoa não. Você nunca vai encontrar alguém igual aquela que foi embora. E, vez ou outra, vai bater uma saudadezinha numa terça feira à noite enquanto você tenta pegar no sono. Mas é só saudade, e como eu disse, você nunca vai encontrar alguém igual à ela... Vai encontrar uma pessoa melhor. Alguém que realmente valha a pena passar a madrugada de terça em claro trocando mensagens. Alguém que irá preencher os vazios que a outra deixou. Como uma roupa nova, que vai te deixar bem mais bonita e feliz.

   "Você não precisa disso, menina". Escutei o conselho das pessoas que querem o meu bem, coloquei essa frase como meu lema e resolvi mandar pra longe tudo aquilo que não estava somando em nada. Roupas, sapatos, sentimentos, pessoas... Tudo. De primeira não é fácil e o espaço vazio parece cada vez maior. Mas deixa o tempo passar pra você ver. O que é seu está guardado e, pouco a pouco, coisas boas chegarão e preencheram todos os buracos. Eu estava cheia de me sentir vazia. E agora percebo que "ter" não é sinônimo de "acrescentar". Pare de tentar somar o número zero na sua conta. Você tem ele, mas ele não acrescenta em nada. Desapega. 

Agora deixe eu explicar tudo o que me motivou a criar esse post.

Há alguns dias, a Ana Arantes do Bolas de Meia me chamou para doar o que já não me servia mais. Ela disse que havia feito um post no blog dela falando sobre desapegar das coisas que não usamos mais e que havia também separado um monte de roupas para doação. Na hora fiquei super empolgada e achei o post muito legal, é sempre bom tratar sobre esses assuntos na blogosfera.

Logo depois uma amiga me disse que nessa quaresma estava juntando roupas para doar para as crianças carentes daqui de Unaí. E na mesma semana mais duas vieram me pedir por que também estavam juntando para doar. Anteontem à noite também minha mãe veio me falar que tinha muita coisa desnecessária do meu guarda-roupa e que estava precisando dar um "limpa", sabe? Gente, tanta coisa conspirando pra mim desapegar que não deu outra. Ontem à tarde separei todas as roupinhas que eu não uso mais. Não eram só coisas que não me serviam, a maioria das roupas ainda estavam adequadas pro meu tamanho, mas eu realmente não usava.

Foi ótimo me desapegar dessas roupas, tô me sentindo até mais leve. Agora vou doar para quem precisa. Vem ajudar e fazer o bem também! Você que é blogueiro(a), que tal entrar nessa corrente e doar o que não te serve mais e também incentivar seus leitores a fazer o mesmo? Ah, e é óbvio que você não precisa ser blogueiro para fazer isso. Todos nós temos necessidade de deixar ir embora tudo o que não nos serve mais. 

Ultimamente tô assim, deixando ir o que já não me serve mais. Pois o que for pra ser meu, um dia será.

39 comentários

  1. Ana amei seu post! Mês passado fiz uma limpa no meu guarda roupa e doei um monte de roupas que não serviam ou não usava mais. Gostei muito do texto que você escreveu realmente tem muitas coisas na minha vida que preciso esquecer e deixar ir embora. Pessoas também.
    Adorei seu post, parabéns!
    Blog | Facebook | Twitter
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  2. Amei o post, texto lindo Ana. Eu sempre fiz isso de separar oque já não usava/servia mais e doar, além de você ajudar quem esta necessitando, desapegamos de coisas que não são necessarias mais serem guardadas!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Que bacana, Ana!!! Realmente, é super importante falarmos mais disso na blogsfera, né? Eu juntei bastante coisa que não uso mais e vou essa semana levar para o fundo social daqui da minha cidade pra eles doarem para quem precisar. Muito bacana, adorei o post e a iniciativa!!

    www.voamari.com

    ResponderExcluir
  4. Eu era e sou pessoa que adoraa tirar roupas que nao gosta e nem servia todo mes
    Resultado-tinha um monte roupa hoje nao tem a mesma quantidade que tinha antes ahahaha
    nao mas e bom terar coisas que nao sabe tirar tralhas hehe

    ResponderExcluir
  5. Eu estava com ideia de fazer um post assim pra incentivar doar coisas que não servem mais para os necessitados nesse tempo de quaresma. Ótimo post Ana beijos <3
    ( http://utopiasdemaria.blogspot.com.br/ )

    ResponderExcluir
  6. Sempre fui ensinada, desde pequena, a não ter esse apego com roupas e questões materiais, e que doar o que não usamos para quem precisa é algo sempre lindo, afinal se precisássemos iríamos ficar muito felizes em receber de alguém que abriu mão daquilo que era DELE só para nos dar, né?
    Eu sempre faço limpas no meu guarda-roupa, e penso trilhões de vezes antes de comprar algo novo, pra não fazer uso daquilo que não preciso. Claro que com o mundo de hoje, a moda em constante mudança, acabamos compramos coisas por impulso e depois vemos que não queremos mais, aí doamos, o que é legal, mas! Gosto de doar coisas que tiveram um significado pra mim, porque sinto que estou passando o sentimento para outros, que poderão viver coisas tão boas quanto as que eu vivi usando-as, entende, Ana?
    Gosto de doar aqueles brinquedos que eu amava, e brincava todos os dias, porque talvez uma criança tenha a mesma alegria que eu tive ao brincar. Também gosto de doar aquela blusa de anos que estava comigo em dias que foram ótimos pra mim, e só de olhar pra ela me lembro da sensação que passei nessas situações. Quem sabe tal blusa não proporcione os sentimentos bons que eu tive em outra garota? O doar é bem mais do que desapegar do que não usamos mais, do que não queremos. É doar uma parte nossa também, doar alegrias e emoções, deixar ir um pedacinho nosso para que outro pedacinho seja construído ali, e aquele que se foi leve coisas boas para quem tem algum pedaço faltando.
    Parabéns por incentivar doações, isso é admirável.
    Com amor, Tatsi

    ResponderExcluir
  7. Nossa ana vc me motivou com este post pois sempre fico com pena de me desapegar das coisas que não uso, e amanha mesmo vou doar oque ja não uso...
    http://meninasperfeitas01.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. No mês de outubro (é quando a minha prefere) ele sempre me diz " momento da limpeza dona Débora". E é verdade. Vou retirando aquilo que não me serve, mas que é possível outras pessoas utilizarem e vou passando. É incrível a satisfação de ver alguém usando e o mais incrível e saber que por um acaso, um pedacinho meu ficou ali com ela. Aninha, você não vai se arrepender em fazer isso. Parabéns!

    You My Friend

    ResponderExcluir
  9. ana, tô sem palavras
    a gente vê blogueirxs com closets lotados de roupas que eles talvez nunca usem e ficamos pensando no quanto aquela blusa deixaria outra pessoa feliz, né?
    não tenho muitas roupas, porque eu também fiz uma limpa no meu armário há algumas semanas e sério... fiquei bem mais leve.

    é legal como você, tão novinha, faz com que eu me identifique com seus textos. vou fazer 20 anos e pode acreditar: quase nada muda.
    não ficamos maduros do nada, mas é graças ao que perdemos que a gente aprende a realidade que vivemos.

    a gente pensa que se distanciar de algo que não nos faz bem vai deixar um vazio. e no começo deixa, mas é preciso ser forte pra continuar e perceber que aquilo não ia dar certo.

    por um mundo com menos "deixa essa blusa aí que um dia eu vou usar", pq esse dia nunca chega!

    besitossss

    www.petitemanie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post. Realmente tem coisas que são desacismarias ou que não servem mais para a nossa vida, já não se adapta corretamente em nossa rotina do dia-a-dia e já não nos fazem tão feliz como antes. Pode ser uma roupa, sentimento ou pessoa, as vezes desapegar e seguir em frente em busca do que realmente é para ser nosso faz toda a diferença em nossa vida, tornando mais leve e feliz.

    http://segredosdeblogueira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Incrível, hoje fiz uma limpa no meu armário e coloquei muita coisa para doação! Me senti bem mais leve também, pena que não sabia do projeto! Faça o bem sem olhar a quem sempre, linnndo xará!
    Sempre Diariando | Instagram

    ResponderExcluir
  12. Amei o texto e ainda mais, pelo motivo pelo qual foi escrito. Concordo com tudo dito nele e o propósito da campanha. Acredito que quanto mais doamos, mais recebemos, como disse ai em cima. Enfim, adorei!

    Beijos,
    posrealidade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Amei Ana! É sempre bom dar uma limpa no guarda-roupa, as vezes tem coisas que a gente nem sabia que existia, e que fica lindo e certinho na gente, porquê estava optando por roupas mais do dia-a-dia, todo final de mês faço ma doação para a minha cidade, as vezes penso em encontrar alguma roupa que ja foi minha, sendo usada por outra criança ♥ Ana, como faço para falar com você? Queria muito te perguntar alguns coisinhas, e não sei como te perguntar! Beijos e amo seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Muito obrigada, fico feliz que você tenha gostado do post. E concordo plenamente com tudo o que você disse <3 Pra falar comigo pode me mandar email: apenas_ana@hotmail.com. Beijos e muito obrigada novamente :D

      Excluir
  14. Que lindo o post Ana!!! Vou fazer o mesmo <3

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Ana vc me surpreende cada vez mais.Eu tb tenho um Blog,acabei de fazer uma matéria sobre vc.Visita lá,está um máximo:
    http://bigdreamskiss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Anaaaaaaaaaaaaaa ! Cr você é demais, não é atoa que você me inspira a dar o melhor de mim, a nunca desistir dos meus sonhos, e por ai vai (é uma lista enorme, das coisas que você me inspira) Parabéns, não estou dando aqueles parabéns desanimado querendo dizer que você fez a coisa certa. E sim aquele parabéns com fogos de artificio querendo dizer que você é uma pessoa que se importa com os outros e que dá o seu melhor em tudo. Parabéns de todo o meu coração. :p
    (criei meu blog hoje e adoraria que você passasse lá pr dar uma olhadinha - bjs) http://tinkerteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Amei a ideia! Na verdade, tem MUITA coisa aqui no meu guarda roupa que eu não uso mais, e que faria um bem danado pra quem realmente precisa.

    Beijos,
    diariodasquatro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Adorei a sua iniciativa. Vou entrar na academia esse mês e pretendo ficar com um corpo bonito, e assim que isso acontecer, irei doar todas às roupas que não me serve mais. >< Mas eu sempre doou roupas que cabe em mim. Fico com uma pena, mas é para a felicidade de outras pessoas, então doou com muito amor. <3

    estilo-diwa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Obrigada por aceitar meu convite, Ana!! Como você mesma disse, a gente até se sente mais leve, né?! <3

    LINDA! Beijos e mais uma vez, obrigada!!

    ResponderExcluir
  21. É... eu tô assim, desapegando de muita coisa e vejo o quanto é bom!!

    Seja bem vinda a visitar meu blog florzinha!!!

    Bjss.

    Aline Laitarte - www.bomboneca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Parabéns Ana, não só pelos seus 15 aninhos mas também por ser uma inspiração, por ter um bom coração e querer doar algo tão simples pra quem já tem mas tão grande pra quem está precisando ! Adorei o incentivo, na proxima semana vou fazer a mesma coisa e procurar alguma instituição para que possa doar. Mais uma vez parabéns e que Deus te dê tudo em dobro :*
    Beijo

    ResponderExcluir
  23. AI MELDELS, NÃO ME AGUENTO COM A TUA FOFURA!!!!!!! Amei o texto, super lindo e as fotos <333333333333

    ResponderExcluir
  24. Ana linda olha o que minha amiga fez ela ama seu blog assim como eu visita nossos blogs te amoooo:

    http://maisquemyla.blogspot.com.br/2014/04/dedicatoria-ana-lidia-3.html

    http://garotasemlimites1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Sempre doei as roupas que eu não usava, não só eu mas minha familia inteira e, acho isso muito bonito, doar as nossas coisas (que não usamos) pra quem precisa é uma coisa muito nobre e deve ser realizada por todos, é bem melhor compartilhar do que acumular. Adorei o post Ana, parabéns!

    Um super beijo!
    http://garotaacanhada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Lindoooo esse post , tanta gente precisando né ?

    Mencionei você em um quadro do meu blog chamado " LooksDasBlogueiras" em meu blog , ficaria muito feliz com a sua visita Ana <3
    http://mundodasgarotasforever.blogspot.com.br/2014/04/looksdasblogueiras-ana-lidia.html

    ResponderExcluir
  27. Adorei o post Aninha, pode ser feito em Vlog?

    www.youtube.com/thevinicanal

    ResponderExcluir
  28. Olá Ana! Acabei de conhecer o seu blog e me apaixonei! O seu post me inspirou tanto que eu fiz um no meu blog sobre o mesmo assunto. Eu sempre gostei de escrever textos mas a tempos tinha parado por falta de inspiração.
    Eu referenciei o seu blog lá como inspiração, tudo bem?

    Beijos
    Blog Fada do Lustre

    ResponderExcluir
  29. Vira e mexe eu encontro algumas coisinhas que não servem e vou guardando numa sacola. Quando atinge certa quantidade eu as levo para a igreja. Não faz sentido guardar coisas que para nós são inuteis, mas podem dar um motivo para outras pessoas sorrirem!

    thesoledade.com

    ResponderExcluir
  30. Sempre faço isso, sempre que ganho ou compro principalmente aí dou uma geral no guarda-roupa e tiro o que não uso mais!

    http://capricheinlife.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Bela iniciativa! Eu costumo fazer isso só no fim do ano rs.
    beijos,

    www.soentreamigas15.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Genteeee, você é fonte de inspiração! Ameeeeeei a iniciativa, me inspirou a fazer o mesmo!
    Amei mesmo, Ana! O texto também está lindo! <3 Concordo com tudo o que disse :D
    Beijos e fique com Deus
    batomdeframboesa.com
    (Ei, tem room tour do meu quarto lá no blog! Vem ver!)

    ResponderExcluir
  33. adorei o post, muito boa a dica, parabens!!

    ResponderExcluir
  34. o que já não serve tem que ser desvencilhado! :))



    cabecanasnuvensz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Adorei o pots.

    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Ana sempre tão inspiradora <3
    É importante saber e entender a hora de dizer adeus pra o que não cabe mais à nossa vida.
    Livrar-se de coisa materiais é mais fácil, além de poder doar para pessoas que precisam mais que nós. Mesmo assim eu ainda tenho uma dificudadezinha em fazer isso, porque muitas dessas coisas me lembram do passado, mas ainda assim faço sempre que posso.
    Deixar as pessoas irem é mesmo complicado, mas é muito necessário também. Mas é tão bom quando conseguimos, fica aquela paz, um espaço novo velho que você sente que vai ser preenchido por algo ainda melhor!
    Adorei o post, Ana!
    Beijão!

    Subitamente
    Fan page

    ResponderExcluir
  37. Concordo com tudo que você falou! Também vou tirar algumas roupinhas pra doar,
    ótima demonstração!
    Beijos
    http://leitoraemlondres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo(a)!

♥ Conte para mim o que você achou da postagem e do meu blog. Dê também seus palpites, sugestões e ideias.

♥ Você não precisa ter uma conta no Blogger para comentar. Ao lado de "Comentar como" tem várias opções para você selecionar. Se você não tem uma conta no Blogger, é só você selecionar a opção "Nome/URL" e preencher os campos.

♥ Leia a FAQ (lá em cima no cabeçalho, ao lado de "Início, Sobre o Blog, etc") antes de fazer perguntas desnecessárias.

Volte sempre e obrigada pela visita! :D