24 abril 2014

Resenha: A menina que colecionava borboletas - Bruna Vieira

/
Ontem, dia 23 de abril, foi o Dia Internacional do Livro e hoje eu venho trazer uma resenha pra vocês. "A menina que colecionava borboletas" é o terceiro livro escrito por Bruna Vieira, que é blogueira e escritora, acho que vocês já sabem quem é de tanto eu já ter falado dela aqui no blog, né? Pois é. Nesse post vou contar pra vocês tudo o que eu achei desse livro!

"Bruna Vieira está cada vez mais longe dos quinze, e sabe que crescer nunca é tão simples. Considerada uma das blogueiras mais influentes do mundo, mais uma vez ela dá razão ao seu talento como escritora, com este novo livro de crônicas e pensamentos, em que mostra o quanto amadurecer e conquistar a própria independência é maravilhoso, mas tem seus desafios e poréns.

Na cidade grande, a selva da pedra, precisamos sonhar de olhos bem abertos. Bruna nos ensina que não basta ser diferente: é preciso fazer a diferença. Temos de transformar nossos piores momentos em aprendizado, e devolvê-lo ao mundo, seja por meio da música, da fotografia ou da escrita. Só a arte pode salvar nossa alma da solidão.

A garota do interior que usa batom vermelho e que realizou seus maiores sonhos continua inspirando adolescentes de todo o país. Para ela, as páginas deste livro representam o bater de asas das borboletas que colecionou dentro do peito por algum tempo e que agora, finalmente, pode deixar que voem livres por aí." (Contracapa do livro)

Nesse livro, a Bruna reuniu 148 crônicas, algumas já publicadas em seu blog e outras eram inéditas. Quem já leu o seu primeiro livro (Depois dos Quinze - Quando tudo começou a mudar) sabe que ele também é um livro recheado de crônicas apaixonadas. Mas este terceiro livro tem uma ideia diferente. Ele é um livro mais maduro, os assuntos são diferentes, ao invés de a Bruna ter ficado naquela mesma do primeiro livro de "amor/garotos/paixão/ilusão/relacionamentos" ela resolveu falar de assuntos como amor próprio, padrões de beleza, dependência, auto-estima, trabalho... O que eu amei, por que adoro ler textos que falam sobre o nosso lado, sobre a gente, sobre o que nós temos por dentro.

Segundo a Bruna, ela escolheu "borboletas" como uma metáfora pra "sentimentos", por que a borboleta é um inseto muito bonito, raro e que vive pouco tempo. E às vezes o sentimento da gente também é assim. E no caso "colecionava" é por que aqui é uma coletânea de textos, então tem um pouquinho de sentimento em cada um deles.

A leitura é bem agradável por que as crônicas são bem curtinhas, então dá pra você ler tranquilamente enquanto vai pra escola, pro trabalho, pra faculdade...

Um gif pra vocês como de costume nas resenhas *-* Haha

O livro foi publicado pela Editora Gutenberg bem no início desse ano. A Bruna fez um lançamento em Brasília, bem aqui pertinho de Unaí! Mas infelizmente não deu pra mim ir por que bem no dia eu tinha um compromisso importante, mas tudo bem, um dia ainda te encontro Bruninha! Hahaha

O livro tem 151 páginas com folhas amareladas (amo!). Ah, e sobre o material do livro: achei excelente! A capa é bem resistente e as folhas também. Carreguei esse livro pra lá e pra cá, grande parte da leitura fiz na escola e o livro continuou novinho, acreditam? E olha que nem sou tão cuidadosa assim com essas coisas! Haha. Nota dez pro material.

Eu tive que ler esse livro com um lápis na mão pra marcar as partes que eu mais me identifiquei. E FORAM MUITAS! Sabe aquele livro que você lê e dá vontade de compartilhar vários trechinhos no Facebook, Twitter, Instagram? Haha. Me identifiquei muito com várias crônicas, e lá vem aquela frase clichê de sempre: parece que foram escritas pra mim.

A ilustração foi feita pela Malena Flores (fanpage e site) que é uma ilustradora nacional. Eu já conhecia o trabalho dela e fiquei muito feliz quando vi que era ela que tinha feito a capa do livro da Bru. Inclusive foi a Malena que desenhou o cabeçalho do blog da minha amiga, Ana Arantes do Bolas de Meia, olhem que lindo também.

A Bruna disse que queria algo mais maduro e por isso escolheu essa capa. Diferente dos outros dois livros da Bruna (Depois dos Quinze e De volta aos quinze) esse não tem aqueles tons cor-de-rosa mais "menininha". Ela escolheu esse desenho mais misterioso e ao mesmo tempo meigo, que eu achei lindo. Como vocês podem reconhecer pelos cabelos pretos, delineado de gatinho e batom vermelho, é a Bruna na ilustração.

Essa é a contrapa do livro, ainda com os fios de cabelo no "background" e borboletinhas espalhadas.

No miolo do livro, tem uma surpresinha muito fofa: um monte de páginas com ilustrações coloridinhas e frases incríveis. Essa aí em cima é uma das minhas preferidas "A cada dia eu sei menos de você e mais de mim".

Ao decorrer do livro, você também se depara com mais frases e algumas ilustrações em preto e branco. Muito lindo!

Na orelha do final do livro, tem uma fotinha da Bruna e a sua biografia.

Assim como no seu primeiro livro, a Bruna também colocou uma playlist de músicas pra escutar durante a leitura. Não tem necessidade de ouvir lendo, mas vale a pena conhecer as músicas depois por que são lindas e tem tudo a ver com o livro.

Bom gente, essa é a minha opinião sobre o livro. Não tenho nada pra reclamar e falar "não achei isso bacana" por que realmente achei toda a leitura bem agradável. E vocês, já leram? Quem aí já conhece o livro, me conta aqui nos comentários o que achou! <3

36 comentários

  1. perfeição, é seu nome amiga *-* love you s2

    ResponderExcluir
  2. Nossa Ana, sua escrita está cada vez melhor e eu adorei a resenha. Fui na nobel á um mês mais ou menos e peguei nele, fiquei uma dó de não ter grana para leva-lo para casa, mas ainda irei compra-lo! Adorei á resenha...

    Beijos e fique com Deus,
    Nada Proibido

    ResponderExcluir
  3. ainda não comprei o meu mas tenho que providenciar até dia 15 pra quando ela vier aqui em BH autografar eu já estar com ele né kkk ♥♥ vc bem que podia vir ana, eu te hospedo aqui em casa! kk

    www.bygarotas.com

    ResponderExcluir
  4. Adoro quando uma blogueira diva fala de outra haha <3
    amo os livros da bru, esse ainda não li, mas agora to com muito mais vontade!

    ResponderExcluir
  5. Eu me apaixonei de corpo e alma por essa capa mas não interessei a ler o livro. Li o primeiro livro da Bruna e não gostei, acho que é isso que me deixou coisada a ler esse <///3

    www.voamari.com

    ResponderExcluir
  6. To doida para ler e depois de sua resenha fiquei com mais vontade ainda, gosto do que ela fala no livro.

    http://capricheinlife.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. maravilhoso livro! as ilustrações são da fofa da Malena Flores <3

    ResponderExcluir
  8. Você realmente faz resenhas ótimas, admiro muito seu Blog e todo dia estou aqui para ver suas novas postagens, rs. Continue assim!

    amandaemtudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ah, que resenha mais gostosa de ler. Dá até mesmo vontade de comprar o livro. E as suas fotos? Um encanto como sempre. Seu blog sempre apaixonante.
    Sucesso sempre, beijos.

    ps.: Eu não sei se você já fez um post assim mas o que acha de ensinar tirar auto retratos?

    ResponderExcluir
  10. Ah, que resenha mais gostosa de ler. Dá até mesmo vontade de comprar o livro. E as suas fotos? Um encanto como sempre. Seu blog sempre apaixonante.
    Sucesso sempre, beijos.

    ps.: Eu não sei se você já fez um post assim mas o que acha de ensinar tirar auto retratos?

    ResponderExcluir
  11. Que linda Ana. Escrevendo melhor a cada dia *-*
    Ah, e essas borboletinhas, vocês quem fez? ameei *-*

    juustmaay.blogspot.com ;*

    ResponderExcluir
  12. Você é tão fofa!
    Estou louca para ler esse livro, e fiquei ainda mais depois de ler essa resenha ♥
    Bonjour Ana

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha! Ah, parabéns Ana! Felicidades!
    --------> Blog novo: Black kawaii ( www.blackkawaii.blogspot.com.br )

    ResponderExcluir
  14. Aiiin, adooooreiii! muitoo bom msm!
    www.blogdivasgirls.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Gosto muito do seu jeito de resenhar os livros, ainda não li este, mas com certeza vou adorar. Beijos <3

    www.detalhesamor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Eu tô doida pra ler esse livro, não li nenhum livro da Bru até agora :\
    Sua resenha tá um amor Ana ♥

    www.piecesofmeb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho muita curiosidade de ler os livros da Bruna,mas ainda não tive a oportunidade,mas sei que um dia vou ler,porque ela é uma das minhas inspirações eu adoro a Bruna e acho ela uma das melhores blogueiras desse país.
    http://vinteanoos.blogspot.com.br
    xx

    ResponderExcluir
  18. Amei a resenhaaaaaaaaaaaa! As fotos ficaram MA RA VI LHO SAS, e ficou super boa de ler. Sempre tenho preguiça de ler essas coisas, mas dessa eu gostei mesmo <3

    ResponderExcluir
  19. Amei a resenhaaaaaaaaaaaa! As fotos ficaram MA RA VI LHO SAS, e ficou super boa de ler. Sempre tenho preguiça de ler essas coisas, mas dessa eu gostei mesmo <3

    ResponderExcluir
  20. Eu li esse livro e simplesmente é perfeito! Além de eu ser um fã dela, amo todos os livros delas, são cm guias de sentimentos, com pensamentos que decifrar o q agente sente...
    Ameiii as fotos flor!! ^.^

    Bjox karinhoso Kaa :D
    ♥ Uma Pequena Inspiradora

    ResponderExcluir
  21. Ques fotos lindas Ana :) Deu muita vontade de ler!

    ResponderExcluir
  22. awwwwwwwwwwn QUANTA FOFURA em um post só
    Adorei e quero muito ler esse livro , a bruna arrasa sempre <333
    Um super beijo
    http://www.derepentenaotemidade.com/

    ResponderExcluir
  23. Adorei a resenha, estou louca para ler esse livro!
    Também amei as fotos com essas borboletas <3

    http://gaarotaconfusa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Estou lendo este livro a seculos. Apesar de estar amando, estou demorando muito pra concluir a leitura, acho que por medo de não ter mais. Enfim, amei sua resenha. As fotos ficaram lindas!

    Beijos,
    htpp://posrealidade.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Todo mundo fala muito bem dos livros da Bruna, preciso comprar todos.
    São todos uns amores e ela é uma ótima pessoa.
    Preciso ler!

    garotoimpulsivo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Ah! Jesus! Quanto amor esse livro , sério to louca pra te-lo <3
    http://amoresepipoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Anaaa ficaram lindas as fotos. Preciso comprar esse novo livro da Bruna, já que tenho os outros 2 né? Esse pelo visto está bem mais caprichado que o Depois dos Quinze.
    Adoro os livros dela, por mais que muita gente fale mal, eu particularmente adoro.
    BlogInstagram

    ResponderExcluir
  28. Eu adorei seu blog conheci hoje através do Morangodela da Thais.P e adorei os posts li muuuuito os de look do dia, 15 anos da Ana, Projeto de volta aos cachos, Natal, penteadeira nova enfim gostei muito do conteudo. Eu tinha um blog fiz algumas postagens mas parei fiquei sem tempo e acabei deixando de lado :( Parabéns pelo blog e sucesso vou acompanhar sempre :)

    ResponderExcluir
  29. Que resenha linda e que fotos incríveis, Ana!
    Adorei a ideia das borboletas nas fotos, ficaram muito fofas!

    Já li o livro e senti o mesmo que você, algumas coisas ali foram feitas pra mim..

    Beijos

    www.jaquelinelima.com

    ResponderExcluir
  30. Esse livro me parece ser tão amor, to louca para comprá-lo. Só falta a grana, hahahaha.
    Lindas fotos, parabéns <33
    http://dreamsin-paris.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Esse livro parece ter tão amor.. To louca para compra-lo <3
    http://dreamsin-paris.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Ana.
    Adorei seu blog. Suas fotos. Você.
    Também sou Ana. Simples. Pequena.
    Sua descrição fala sobre mim.
    =)

    Ana Virgínia
    filhadejose.blogspot.com
    aquitemflor.blogspot.com - projeto de troca de cartas.

    ResponderExcluir
  33. Quero muito ler esse livro, mas ate agora não comprei :/
    Amei as fotos
    escritasdeverao.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo(a)!

♥ Conte para mim o que você achou da postagem e do meu blog. Dê também seus palpites, sugestões e ideias.

♥ Você não precisa ter uma conta no Blogger para comentar. Ao lado de "Comentar como" tem várias opções para você selecionar. Se você não tem uma conta no Blogger, é só você selecionar a opção "Nome/URL" e preencher os campos.

♥ Leia a FAQ (lá em cima no cabeçalho, ao lado de "Início, Sobre o Blog, etc") antes de fazer perguntas desnecessárias.

Volte sempre e obrigada pela visita! :D