19 junho 2012

Em busca da pele perfeita e sem espinhas

/
Tá bom, tá bom.. Pele perfeita e sem espinhas não existe, principalmente na adolescência. Mas vamos entender melhor do assunto para evitar essa coisinha desagradável na nossa cara.


Acne, como ela aparece?
A acne é o grande fantasma da adolescência. No início dessa fase, como você já deve saber, os hormônios entram em ebulição e aceleram o metabolismo, acarretando uma produção desmedida de numerosas secreções, como por exemplo, o sebo. O excesso propicia o aumento da oleosidade da pele e a obstrução e a dilatação dos numerosos poros da epiderme, impedindo as trocas numerosos poros da epiderme, impedindo as trocas normais e facilitando a formação de acnes e comedões. Fatores como a poluição, o uso inadequado de cosméticos, e, em alguns casos, o sol contribuem além da conta para o aparecimento da acne.

Como evitar?
Uma alimentação saudável é obrigatória para se manter a beleza da pele. O consumo de água também não pode ser esquecido. O ideal é ingerir de 2 a 3 litros diariamente. Que tal manter aquela garrafinha básica sempre ao seu lado? Assim fica mais difícil você escapar de tomar água, um santo remédio. Ah! E tem mais: nada de achar que o refrigerante pode substituir a água. Tolice pura, e engorda!

Tumblr_m38wilom441qhfyymo1_500_largeChocolate, o pobre vilão
Não existe comprovação científica de que chocolate provoque acne. No entanto, algumas pessoas costumam perceber que, ao ingerir esse alimento, a acne aparece com mais frequência. Para elas, a única saída é tentar evitá-lo. Nesses casos, há de fato uma sensibilidade ao chocolate, mas isso não significa que todas as pessoas do planeta terão acne após comer um bombom.


Precauções
Se a acne ainda não deu o ar da graça, use diariamente, de manhã e à noite, uma loção ou sabonete de limpeza (de preferência vegetal e líquido) apropriado para seu tipo de pele.
A loção tônica ou água termal também é indispensável. Deve ser utilizada após a lavagem do rosto a fim de remover todos os resíduos e equilibrar o pH da pele.
Agora vamos discutir o óbvio. Você está cansada de ouvir falar da necessidade de usar filtro solar, não é? Aplique filtro solar, com fator de proteção 15 no mínimo. De preferência em forma de fel e sem álcool para o rosto e de creme para o corpo todo, inclusive no rosto, se sua pele for seca.
Para facilitar nossa vida, principalmente a das garotas que têm certa preguiça de passar cremes pela manhã, já existem fórmulas que unem o hidratante ao filtro solar, resolvendo duas questões de uma vez só.
Não use cosmético sem orientação médica. O creme que sua amiga usa nem sempre será adequado ao seu tipo de pele. Cosmético deve ser tratado com a mesma seriedade dos remédios alopáticos. Nunca se automedique, pois você pode parar no hospital com um problema bem mais sério do que imagina.

Se a acne já atacou
Procure um médico para fazer uma avaliação do estado da sua pele e do tipo de acne que você tem. Apenas um dermatologista poderá fazer a avaliação correta e iniciar o tratamento. A acne pode ser avaliada de acordo com uma escala de graduação própria: da mais leve até a mais severa.
No caso da acne leve, inicial, procure fazer, no período pré-menstrual, fase em que sua incidência aumenta, uma limpeza adequada na pele, evitando deixá-la exageradamente brilhosa, como é habitual nesse período.
A limpeza, com gel ou sabonete, deve ser feita, no máximo duas vezes ao dia. A ideia de que lavar frequentemente o rosto faz bem à pele, por combatar de forma mais eficaz o brilho oleoso da epiderme, é uma ilusão que pode ocasionar o inverso do esperado: uma produção excessiva de oleosidade. Após a limpeza diária, não se esqueça da loção adstringente.
Procure orientação médica em relação à limpeza de pele feita por esteticistas. Essa medida poder ser uma boa aliada ao controle da acne.


Outra informação valiosa
Muitas garotas acham que o sol pode secar a acne. Não é verdade. Esse procedimento pode disfarçar a acne momentaneamente, mas também pode deixar a pele manchada.

Dicas tiradas do livro "De Menina a Mulher" - Drica Pinotti



Agora você já sabe de tudo que você precisa para manter sua pele linda. Vamos colocar as dicas em prática? Beijos, espero que vocês tenham gostado!

2 comentários

  1. Procurando dicas para acabar com as espinhas e olha que blog achei, haha! Ana, acesso tanto o seu blog que já aparece nos primeiros resultados de buscas do google!
    E eu que achei que o sol curava as espinhas =/

    Beijoos,
    Júlia Flores

    http://daydreamingoficial.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo(a)!

♥ Conte para mim o que você achou da postagem e do meu blog. Dê também seus palpites, sugestões e ideias.

♥ Você não precisa ter uma conta no Blogger para comentar. Ao lado de "Comentar como" tem várias opções para você selecionar. Se você não tem uma conta no Blogger, é só você selecionar a opção "Nome/URL" e preencher os campos.

♥ Leia a FAQ (lá em cima no cabeçalho, ao lado de "Início, Sobre o Blog, etc") antes de fazer perguntas desnecessárias.

Volte sempre e obrigada pela visita! :D