02 setembro 2012

Não é a câmera que faz o fotógrafo

/
Definitivamente não é a câmera que faz o fotógrafo, é o fotógrafo que faz a câmera. A Mel usa muito essa frase, e foi dela mesmo que tirei inspiração para o post de hoje, que vou falar sobre como tirar fotos legais com câmeras compactas, mais conhecidas como "normais".

O pessoal fala que é fácil tirar fotos bonitas quando se tem uma câmera profissional, mas não é verdade. A beleza das fotos vem muito da criatividade do fotógrafo. Ele tem que saber viajar e se entregar para aquele momento, aí com certeza a foto vai sair muito boa, independente de qual câmera que você vai usar.

Atualmente, a minha câmera é a Nikon D3100. Mas sempre usei a Sony DSC-W110, e uso até hoje aliás (já usei a Kodak EasyShare M340, mas não recomendo muito não, prefiro a Sony).



Agora vou mostrar pra vocês algumas fotos que já tirei com a minha Sony, em algumas fotos eu até consegui um efeito desfocado no fundo ou bokeh.

Fim de tarde.

Achei a qualidade dessa foto muito boa.

Adorei a cor dessa folha.

Um pouco desfocada no fundo.

O foco dessa ficou bem legal.

Desfocada no fundo também.

Bokeh.

Uma edição legal também faz toda diferença.

Pôr do sol. E pássaros.

Pôr do sol 2.

Algumas dicas:
Iluminação: É o essencial da foto. Fotos escuras nunca prestam, o flash às vezes até ajuda, mas ele tira um pouco da essência da foto. Então, quando for tirar, procure um local claro, de preferência com luz natural.
Edição: Procure uma coisa não muito exagerada, mas que deixe a foto com uma cor bonita e que não estrague a qualidade dela.
Conheça a sua câmera: Muitas pessoas só tiram foto no modo automático, mas às vezes é bom saber usar os outros modos também! Eles ajudam, e muito, na qualidade da foto, no foco, na iluminação, etc.
Inspiração: Não dá pra tirar foto sem inspiração. Viaje pelo We♥it ou pelo Flickr, e até mesmo alguns sites de fotografia que você conhece.

É isso, espero que tenha ajudado em alguma coisa, e boa sorte na hora de tirar fotos! Hahaha.

18 comentários

  1. Verdade, uso meu celular pra tirar fotos e modéstia parte, acho que ficam muito boas rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Eliana, é disso que estou falando! Não interessa a câmera, o importante é que você goste de fotografar e use sua criatividade para o momento! :D

      Excluir
  2. Muito digno teu post *-*

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo em numero, genero e grau com esse post!
    - eu tenho uma camera semi e outra "normal/digitalzinha" que não me desfaço dela de jeito nenhum - msm ela estando com defeito. Depois de comprar essa outra camera melhor - vi que realmente é através da criatividade da pessoa que está fotografando é que pode sair coisas lindas, explorando você pode achar ou descobrir coisas incriveis! Parabens pelo post..
    Beijos ;**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comigo também foi assim! Muito obrigada Kessy, beijos querida! :)

      Excluir
  4. Adorei seu post e as fotografias realmente são maravilhosas.
    Conhecemos fotógrafos nomeados com uma pequeníssima câmera no bolso tiram fotos que te emocionam, parabéns. Seguindo seu blog, beijos querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, acho muito interessante isso! De pensar que eu já tive a mente pequena de achar que para se ter boas fotos é preciso de câmeras avançadas. Hoje vejo que tudo isso é a mais pura bobagem! O importante é gostar de fotografia e expressar seus sentimentos nela, com certeza sairão boas fotos. Obrigada Lisa, beijos linda!

      Excluir
  5. gostei das fotos que você tira com a sua compacta!

    ResponderExcluir
  6. Amei muitíssimo esse post e concordo com tdoO que foi falado no post e nos comentários eu tenho uma câmera basicoOna digital e atualmente uso muito a câmera do meu celular pra fotografar e postar no blog pretendo comprar uma profissa mais esse plano é bem mais pra frente.

    Gostei muito das tuas dicas apesar de já saber eu só tiro foto na minha digital no modo automático e fiquei boba com tuas fotos com fundo desfocado e até bokeh eu amo foto desse tipo e achava que só dava pra fazer com uma semi ou profissional mais vejo que da pra fazer com uma digital simples né, vou começar a testar melhor a minha digital, bjoO gatinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz em saber que você gostou das dicas! É besteira achar que não se pode tirar fotos com uma compacta, o importante é a sua paixão pela fotografia, aí com certeza a foto fica linda de todo jeito. *-* Beijos!

      Excluir
  7. CONCORDO PLENAMENTE! Falou tudo. Eu tenho uma GE e sério, ela é muito boa! Agora que eu consegui fazer um bokeh nas minhas fotos, ela é a "melhor". Ana que câmera você usa?

    Beijos. http://garota-nas-nuvens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uso a câmera Nikon D3100 e vario entre as lentes: 18-55mm, 70-300mm e 50mm =) Beijos!

      Excluir
  8. Adorei o post... Como você conseguiu o efeito desfocado com uma camera compacta?

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo(a)!

♥ Conte para mim o que você achou da postagem e do meu blog. Dê também seus palpites, sugestões e ideias.

♥ Você não precisa ter uma conta no Blogger para comentar. Ao lado de "Comentar como" tem várias opções para você selecionar. Se você não tem uma conta no Blogger, é só você selecionar a opção "Nome/URL" e preencher os campos.

♥ Leia a FAQ (lá em cima no cabeçalho, ao lado de "Início, Sobre o Blog, etc") antes de fazer perguntas desnecessárias.

Volte sempre e obrigada pela visita! :D