06 novembro 2014

Minhas agendas - Como eu me organizo com o blog

/
Vocês sempre me perguntam como eu me organizo com o blog, como conciliar com os outros afazeres, como se organizar na vida de blogueira, etc etc etc. Então, sempre digo que a minha solução são as agendas, mas nunca entro em detalhe nisso. Por isso nesse post eu vim contar tudinho sobre isso, e dar dicas pra quem precisa se organizar. Guardem tudo o que eu disser! ;)

Deixe suas agendas em um lugar fácil

Primeiro você tem que escolher um cantinho para você guardar sua agenda. A dica é que seja um lugar fácil e que fique bem visível no seu dia-a-dia. Eu deixo as minhas em cima da minha escrivaninha do computador, que é o lugar que eu passo a maior parte do meu tempo.


Escolhendo os cadernos e agendas

Eu tenho três cadernos diferentes, de baixo para cima: um caderno grande, uma agenda e um mini caderninho com folhas sem linhas. Cada um deles tem uma função diferente pra mim, que em baixo eu vou contar direitinho. Você não precisa ter necessariamente essa quantidade e esses estilos de cadernos, talvez você precise de umisso varia de acordo com a sua necessidade!


Canetas e lápis

Tenho um estojinhos onde deixo os meus lápis, borrachas e canetas. Isso também é muito importante por que é uma parte que irá ajudar na sua organização. Você pode usar as cores para destacar alguma coisa ou dividir as tarefas, por exemplo: anote de vermelho as coisas que você precisa fazer com urgência, destaque com verde as tarefas já concluídas, etc... Vale também usar post-its e adesivos pra ajudar.


Agenda - Rotina do dia

Nessa agenda rosa neon eu anoto a minha rotina! Ela é uma agenda normal, super organizadinha e todos os dias eu escrevo o que eu tenho que fazer. Eu sou muito lerda, esqueço das coisas muito fácil, e conforme o tempo vai passando as responsabilidades vão crescendo, então anoto tudo aí pra não esquecer. Desde responder os emails do blog até o horário de uma make pra fazer.


Compre uma agenda que supra todas as suas necessidades. Não precisa ser bonita, mas que seja prática. Ano passado comprei uma bem fofinha, eu amava ela, só que ela era pequena e me passou muita raiva por que às vezes faltava espaço pra escrever. Esse ano comprei essa que tem espaço de sobra, é bem melhor.


Como vocês estão vendo, eu também colo alguns post-its nas páginas. É melhor por que ajuda a destacar o item, sem falar que fica fofinho também. Ah, esse lápis rosa eu ganhei da @byamora, lindo né?


Uma dica: anote os horários das tarefas. Como assim? Simples, é só você colocar até que horas você pode concluir aquela tarefa no dia, isso te pressiona e faz com que você não deixe de fazer aquilo. Pelo menos comigo funciona! haha


Não se esqueça de colocar algumas coisas como prioridades. Deixe no topo da lista de afazeres o que é mais importante, como trabalhos da escola, essas coisas.


Caderno grande - Organizando minha vida

Esse caderno maior é um caderno mais sério, ele é realmente uma forma de organizar minha vida. Fiz ele inspirado no caderno da Priscila do By Garotas (assistam o vídeo dela aqui) e como eu só me inspirei não ficou totalmente igual o dela. Eu adaptei-o para as minhas necessidades e eu acho que me ajuda muito. Vou explicar como funciona!


O caderno tem várias divisórias e cada uma delas serve para organizar alguma coisa da minha vida. O caderno não ficou muito bonitinho por que eu fiz ele mais no improviso, pro ano que vem eu quero fazer um bem arrumadinho, então se vocês quiserem depois eu posso fazer um vídeo mostrando detalhadamente. Pra fazer essas marcações, eu usei fita adesiva branca e escrevi com caneta em cima, só isso.

Esse é meio que o "sumário", e o caderno é divido pelas seguintes partes:

 Caixa de entrada: Essa parte é dividida por "Rotina Diária" e "Rotina Semanal". A rotina diária é tudo aquilo que eu preciso fazer todos os dias, coisas que não posso deixar passar, como por exemplo responder emails, arrumar a cozinha, etc. Rotina semanal são as tarefas que tenho que fazer em cada dia da semana, por exemplo: segunda feira - gravar vídeos, terça feira - fotografar posts, quarta feira - atualizar mídia kit, quinta feira - fazer a sobrancelha, e por aí vai... 

 Finanças: Nessa parte eu anoto todo o dinheiro que ganho e gasto. Deixo uma folha para cada mês, e vou sempre anotando tipo: + R$20, - R$10, etc. Assim eu vou somando, subtraindo, e controlando toda a minha graninha. Ah, e anoto também com o quê eu gasto, pra eu depois pensar se tá valendo a pena gastar, sabe? 

 Números: Essa parte é bem interessante. Anoto todas as minhas redes sociais (Blog, Fan Page, Instagram, Twitter) e no fim de todo mês eu registro a quantidade de seguidores que consegui em cada. Parece idiotice mas não é, isso é pra eu saber o crescimento do blog. Assim eu vejo qual mês cresceu mais, o porquê de ter diminuído ou aumentado a velocidade de crescimento, essas coisas.

 Parcerias e correio: É onde eu anoto todas as parcerias e tudo o que eu tô esperando chegar do correio. É bom pra eu ficar atenta a quem me entregou os produtos dentro do prazo prometido, oque ainda falta pra chegar, etc.

 Wishlist: Nessa parte eu vou anotando tudo o que eu quero comprar. Mas calma, eu divido em duas partes totalmente diferentes: "o que eu preciso" e "o que eu quero", assim eu aprendo a controlar meu dinheiro e compro somente as coisas necessárias, e se sobrar eu compro o que eu quero.

 Planejamento: Nessa parte eu não anotei nada, por que eu peguei um mini caderninho especialmente pra isso, vou falar sobre ele agora...

Mini caderninho - Planejamento do Apenas Ana

Esse caderninho foi uma das ideias mais legais que tive até hoje. As folhas não tem linhas, então usei para ir "jogando" todas as minhas ideias para posts e vídeos novos, e ideias que vocês também me falam. O bom é que ele é pequeno e prático, toda vez que penso em algo eu corro e anoto!

As folhas são assim, sem linhas e nessa cor amarelada, eu adoro. Fiz essa capa simples mesmo só pra saber que era o planejamento do blog. Eu uso muitas caneta coloridas pra escrever e destacar, olhem só:

Por isso que eu sempre peço pra vocês comentarem sugestões de posts e vídeos, é por que eu sempre anoto as mais legais no caderninho. Então, se você tem alguma sugestão, pode comentar aqui nesse post! :D

Quer comprar itens de papelaria pela internet e com segurança? Indico as lojas a seguir, produtos lindos e preço ótimo: Ateliê Doralice | Sobre a Mesa | Calda de Morango


E vocês que também são blogueiros, quais as formas que encontraram de se organizarem? Ajudas e conselhos são sempre bem vindos! <3 

31 comentários

  1. Adoreeeeeeei!!! Dicas maravilhosas.
    Eu tenho uma agenda pequena que utilizo. Só que na real eu tenho preguiça de ficar escrevendo nela haha.
    Mas, esse teu post me motivou. Obrigada ;)


    www.livinganamericanlife.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ana, adorei sua organização. Você é bem detalhista.
    Eu tenho uma agenda, dois cadernos e um bloquinho
    onde separo tudinho.
    Xoxo' <3

    Não sou uma It | Instagram


    ResponderExcluir
  3. Que liindo seus caderninhos.
    Eu também me organizo com um caderno, trabalho, faculdade e blog é um rotina que dá trabalho então tem que manter organizado haha.
    Beijos Ana ;*
    www.justmaay.com

    ResponderExcluir
  4. Olá ,adorei este post . Me ajudou bastante !! Crei um blog a pouco tempo, é esse daqui http://2014tudosobremeninas.blogspot.com.br/ eu adoraria se você fosse visitar . Beijoos , adoro seus vídeos !!!

    ResponderExcluir
  5. Amei suas dicas Ana, eu me organizo mais com o blog, mesmo no inicio, peguei o blog planner da Loma, acho que te ajudaria! E minha vida eu anoto no celular mesmo haha.
    Beijos.
    http://sernaiotto.com/2013/08/21/freebie-blog-planner/

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho um caderninho pequeno de mais ou menos 10x15 ue anoto tudo hahahah uma misturança só. Estou pensando p o próximo ano ter uma agenda mesmo. Na mesa do escritório deixo vários blocos de diversos tamanhos tb, a maioria daqueles que pode colar em algum lugar =)
    Amei as dicas!

    Blog do Sofá

    ResponderExcluir
  7. Amei sua agenda, a forma que organiza tudo! Eu tenho uma agenda do blog onde anoto as idéias e algumas informações importantes sobre.

    www.universopraticofeminino.com

    ResponderExcluir
  8. Como sempre, amo esses posts nos quais você mostra cadernos, lápis, agendas... Sou louca por coisinhas de papelaria e adoro organizar as coisas. Para ajudar nos posts do blog eu costumo anotar todas as ideias em um caderninho, então quando tenho tempo escrevo e programo para 3 dias depois do meu último post, assim o blog nunca fica sem post nenhum por mais de 3 dias. Para a vida pessoal eu uso um quadro de cortiça para pendurar o horário das minhas aulas, algumas frases e um bloquinho com vários post-its de diferentes tamanhos. Ai não esqueço nada do que anoto ali.

    ResponderExcluir
  9. Anaaa, que bom que as minhas dicas foram um pouquinho úteis pra vc! fiquei mega feliz ♥♥ adorei as suas também inclusive preciso tomar vergonha na cara e comprar uma agenda, tá me fazendo muitíssima falta :(

    www.bygarotas.com | www.youtube.com/bygarotas

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana, a sua forma de ser organizar é bem eficiente mesmo, eu adorei.
    Eu me organizo com três caderninhos diferentes, um para o blog, outro para a faculdade e outro para finanças e para a minha lojinha. Assim sei o que preciso fazer para o blog e para a faculdade. E também sei o quanto minha lojinha esta dando lucro, como estou gastando o dinheiro, o que preciso comprar e essas coisas. Dá super certo também hehe.

    Beijooos, adorei o post, bem explicadinho e fotos lindas.
    www.keithpappen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Amei as dicas! Meu blog anda bem parado nos últimos dias porque minha vida está corrida, mas em dezembro pretendo voltar com ele e vou precisar de tudo isso pra me organizar. Já anotei as dicas e vou tentar por em prática!

    ResponderExcluir
  12. É desse mesmo geito que me organiso, mas preciso mesmo desse caderninho sem linhas haha!

    ResponderExcluir
  13. Suas agendas são tão fofinhas, e ual, você é beeem organizada e detalhista. Eu também tenho um caderno param e organizar, mas anotações do dia a dia, por exemplo, anoto no celular hehe
    Beijoos c:

    Visitem? (ainda esta no comecinho)
    http://sentimentosretro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Amei suas dicas e tudo mais. Vou tentar segui ela,vou tentar rsrs
    http://meusamigosmeusloucos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Amei suas dicas Ana, suas agendas são muito fofinhas. Eu também uso caderninhos para anotar os posts do blog. É super prático né, assim eu não esqueço as ideias que me vem na cabeça.
    http://teoremaadolescente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Vc é mega organizada ♥

    Bjos :*

    poetasdamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Ótimas dicas, adorei. Me deu vontade de fazer um caderno igual o seu, achei uma boa idéia. :B

    www.gabistaniak.com

    ResponderExcluir
  18. Mds, é tudo que eu precisava!! Vou tentar utilizar essas dicas pra organizar minha vida x.x

    http://turn-blue.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Caramba, Ana, que organizada! Tenho uma agenda também e tento me organizar, mas nem posso comparar minhas anotações com as tuas. Mega fofas e coloridinhas! As minhas são basicamente rabiscos e eu acabo nem prestando atenção direito, então a produtividade vai lá pra baixo do mesmo jeito xD Guardei todas as dicas preciosas, vou colocá-las em prática rigidamente no próximo ano (acho que pra agora não vale muito, né?). Beijos e amei as fotos!

    ResponderExcluir
  20. Nossa que post maravilhoso também tenho uma agenda só para o blog , mais sou tão lerda que ainda me perco kkkkk.
    Tem resenha do BBCream da Flores e Vegetais lá no blog passa lá para conferir.
    http://esmaltesdedivas.blogspot.com.br/2014/11/resenha-bbcream-flores-e-vegetais.html
    Beijão ✿◠‿◠)✿
    ./\___/\
    (=~_~=)
    .*•.¸¸.•*
    .¸.•**•.¸.•*¨) ¸.•*¨)
    .(")__(") (¸.•* (¸.•*¨*•►

    ResponderExcluir
  21. Oii ana gostei muito da sua dica, queria que você me desse algumas dicas estou começando um blog e não sei por onde começar . beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi linda! Aqui já dei um monte de dicas: http://www.apenasana.com/2013/01/dicas-basicas-para-ter-um-blog-legal.html

      Excluir
  22. As dicas são realmente ótimas. É uma pena que não funcione comigo! Sou mega desorganizada, e mesmo que eu guarde em um lugar que eu possa vê direto depois acabo deixando ela dentro da bolsa quando tenho que levar pra algum lugar e esqueço de botar de volta no lugar certo.
    Mas de qualquer forma vou tentar né? kkk
    http://www.espacoparafeminices.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Dicas maravilhosas Ana! Eu sou uma pessoa naturalmente organizada, mas não pra agendas e programação. Me perco toda, e minha agenda sempre fica em branco! esse ano pretendo me inspirar melhor! =D

    Beijos, Nat

    ResponderExcluir
  24. Que organização mais fofa! haha amei o post Ana, principalmente com tanta fofura assim! Já entrei nas lojinhas e me apaixonei total pela Calda de Morango, estou pensando em comprar algumas coisinhas lá! <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Além de cada detalhe ser um mimo, tem a organização de brinde. Eu gosto muito de anotar no ipad ou computador, mas aqui pertinho também tem as boas agendas de papel, salvadoras dos pensamentos espontâneos :)

    ResponderExcluir
  26. Oi Ana, adorei o post! Eu não sou tãão organizada assim, mas o jeito que eu encontrei de organizar o meu tempo foi colocar no despertador do celular as tarefas mais urgentes como trabalhos, provas e ir ao super e as tarefas como fazer as unhas, arrumar casa e comprar tal coisa ficam anotadas em post it e coladas perto da minha cama. A "urgência" é organizada por cor, tenho laranja, verde, rosa e amarelo.

    Beijos,
    Jú.

    ResponderExcluir
  27. Eu amei o caderno para organizar a vida! Com certeza irei fazer ele para 2015, já que irei começar a faculdade (: E ana, uma sugestão de post, bem que tu poderia explicar como faz midia kit, eu comecei meu blog já faz mais de 1 ano e até agora não sei fazer esse trem uahsuahsua


    Uma forcinha? :p

    escritasdeverao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi , amei suas dicas (alias como sempre <3), acompanho seu blog e o canal a um bom tempo <3
    http://umarainhadodrama.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Nas minhas andanças a de uma agenda para o meu bloguinho, cheguei aqui.
    Adorei!!!
    Vou tentar seguir seus conselhos.

    ResponderExcluir
  30. Olá Linda....hoje fui procurar sobre organização de agenda e aonde me deparei com seu blog, pois já te conhecia. Que fofura, heim!!. Gostei de você, vou correndo comprar meus cadernos e agenda para fazer minha organização, pois ainda não divulguei meu site (blog), e vejo que organização é fundamental para um início de tudo!!!. Parabéns e Sucesso

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo(a)!

♥ Conte para mim o que você achou da postagem e do meu blog. Dê também seus palpites, sugestões e ideias.

♥ Você não precisa ter uma conta no Blogger para comentar. Ao lado de "Comentar como" tem várias opções para você selecionar. Se você não tem uma conta no Blogger, é só você selecionar a opção "Nome/URL" e preencher os campos.

♥ Leia a FAQ (lá em cima no cabeçalho, ao lado de "Início, Sobre o Blog, etc") antes de fazer perguntas desnecessárias.

Volte sempre e obrigada pela visita! :D