29 abril 2015

Como fazer o efeito bokeh

/
Oi gente! Muitas pessoas tem dúvidas de como fazer esse fundo desfocado com luzes, que dá um efeito muito lindo. Hoje vim mostrar pra vocês que é muuuuuito fácil e dá um up nas suas fotografias! Ah, esse efeito chama-se bokeh!

Antes de começar o post, quero dizer que eu ganhei de presente essa árvore com luzes da Love Brands (Imaginarium), que agora é parceira oficial do Apenas Ana. Fiquei muito feliz por que ela é linda e dá pra fazer um bokeh maravilhoso!


São 43 franquias no Brasil! Para saber onde está mais próxima de você, é só clicar aqui. E se você mora aqui em Unaí, o endereço é: Rua Djalma Torres, número 32, bairro Centro! :)



Então vamos para as dicas!

Antes de tudo, precisamos entender o que é o bokeh. Bom, vou explicar com minhas palavras, afinal, não sou nenhuma profissa em fotografia, então se você também não é você vai entender! :P

Bokeh é quando você desfoca uma luz em uma foto. Por isso que quando desfocamos pisca-pisca, luminárias, carros, postes, etc, eles ficam com esse efeito. É por que eles são elementos com luz e que estão distantes do elemento.

"Mas como fazer esse efeito?" Você precisa de uma câmera que foque algum elemento. Não precisa ser uma câmera mais profissional, hoje em dia os celulares e as compactas já têm esse recurso. Aí é só você ficar longe da luz (pisca-pisca, luminária, etc, no meu caso a arvorezinha), usar um pouco do zoom e focar o objeto da frente. Olhem só como eu fiz:

Como vocês podem ver, me distanciei da luz e o elemento que vou focar é a minha mão. Nessa foto eu foquei na arvorezinha, por isso, nada de bokeh.


Pronto, foquei na minha mão e dale bokeh! Vocês conseguiram entender? É muito simples. O bokeh se faz quando desfocamos alguma luz. Ah, esse efeito eu fiz com a minha câmera, que é uma Nikon D3100, mas você pode fazer com o celular também, tá? Olha como eu fiz com o meu:

Meu celular é um iPhone 5c, mas quase todos os celulares hoje em dia tem esse recurso de focar e desfocar objetos. Na primeira foto eu estava perto da árvore e não usei zoom, quase não desfocou, né? Já na segunda foto eu usei zoom e me distanciei, olhem só como desfocou bem mais.

Aaaaah!!! Eu aprendi com a Melina Souza a fazer esse bokeh de coração. É muito mais simples do que eu imaginava. Para verem o DIY passo a passo e entenderem direitinho faz, é só clicarem aqui. Eu quero fazer umas fotos com bokeh de formatos direrentes, sem ser a "bolinha", hahaha. E aí eu venho aqui e mostro pra vocês!

Mas e da minha árvore luminária da Love Brands, vocês gostaram? Eu tô encantada! Tô amando gravar vídeos e fazer fotos com ela no fundo, fica tão lindo. Se vocês tiverem gostado não esqueçam de dar uma olhadinha na loja aqui em Unaí (endereço lá em cima) ou na loja da sua cidade! ;)


Mas e aí, quem já sabia fazer o efeito bokeh?
Quem aprendeu e vai sair desfocando tudo por aí? :P

10 comentários

  1. Eu já sabia, acho que foi a primeira coisa que fiz quando comprei a câmera haha ♥

    quasereis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, é bem simples mesmo, beijos ♥

    http://www.garotonostalgico.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica Ana! Já quero fazer haha
    Instagram @brunaestiloitgirl
    Blog | Facebook | Twitter | Canal Youtube 
    Beeijos (:

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho super lindo este efeito, e quando não se sabe, parece ser super complicado.
    Já fiz algumas vezes sem querer, e agora que entendi como realmente funciona, haha.
    Beijnhos Ana ♥

    Blog Sempre Linda

    ResponderExcluir
  6. Eu acho esse efeito maravilhoso! A Melina sempre usa nas fotos e a delicadeza sempre me encanta!
    A árvore é linda, estou louca por uma <3 Pena que é meio cara .

    Beijos,
    Radioativa Fluffy

    ResponderExcluir
  7. JOYCE OLIVEIRA SOUZA30 de abril de 2015 às 16:34

    Oiii gente!!!! kkk..
    Ana Lídia qual é o nome deste esmalte AZUL que você esta usando neste post?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiiii amoreee! É o esmalte Azul dos Sonhos da Dote! Lindo né?

      Excluir
  8. Oi Ana, tudo bem? Bom, eu sou blogueiro a mais de 3 anos ( esse ano faço 4 ♥ ) e gosto muito dos seus posts e vídeos. Queria que você fizesse um vídeo ou um post falando um pouco sobre os garotos que gostam de bloggar ( e não é gay ) para até mesmo ajudar a gente a seguir mais adiante com esse trabalho, apesar que somos poucos nesse ramo.
    Bom, é isso. Um grande beijo e até mais.

    Blog: http://todosteen.blogspot.com.br/ .

    ResponderExcluir
  9. Adoro ficar brincando de fazer bolinha com as luzes, hahaha. Esse desfocado é amorzinho, né? Beijos!

    ResponderExcluir

Seja muito bem vindo(a)!

♥ Conte para mim o que você achou da postagem e do meu blog. Dê também seus palpites, sugestões e ideias.

♥ Você não precisa ter uma conta no Blogger para comentar. Ao lado de "Comentar como" tem várias opções para você selecionar. Se você não tem uma conta no Blogger, é só você selecionar a opção "Nome/URL" e preencher os campos.

♥ Leia a FAQ (lá em cima no cabeçalho, ao lado de "Início, Sobre o Blog, etc") antes de fazer perguntas desnecessárias.

Volte sempre e obrigada pela visita! :D